01/08/2019


Atualização em 01 de agosto de 2019:

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) informa que a mesa-redonda com o tema “Projeto Future-se e os impactos para as Universidades”, prevista para ocorrer nesta sexta-feira, 2 de agosto, a partir das 9h no auditório do Cedu/Ufal, está suspensa, devido ao comunicado da Ufal de que não haverá energia elétrica na manhã da sexta-feira (2) em todo o Campus A. C. Simões. (Comunicado da Universidade: https://ufal.br/estudante/noticias/servidor/noticias/2019/7/campus-da-ufal-ficara-sem-energia-eletrica-na-manha-desta-sexta-2)

A atividade será remarcada para data posterior, ainda a ser definida e divulgada.

__________

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) entende a importância de discutir com a comunidade acadêmica acerca do projeto recentemente apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) intitulado “Future-se” e, portanto, está promovendo uma mesa-redonda com o tema “Projeto Future-se e os impactos para as Universidades”, a ser realizada na próxima sexta-feira, 2 de agosto, às 9h, no auditório do Centro de Educação (Cedu/Ufal).

A atividade emitirá certificado de 3h para todos os participantes, que deverão se inscrever gratuitamente no link: https://doity.com.br/mesa-future-se

Participarão da mesa a professora e mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Sandra Lúcia dos Santos Lira, o professor e doutor em Estudos Sociais e Políticos da Educação pela Universidade de Valencia (ESP), José Márcio Augusto de Oliveira, e coordenando a mesa, o professor e doutor em Educação, Jailton de Souza Lira, que também é presidente da Adufal.

Projeto “Future-se”

O Future-se, projeto apresentado no dia 17 de julho pelo Ministério da Educação, põe fim ao sentido público das universidades, institutos federais e CEFET. Embora inicialmente tenha recuado do ataque à gratuidade, a proposta altera os eixos históricos que sustentam o caráter público e socialmente referenciado das instituições.

O programa propõe garantir a "autonomia financeira" das universidades, institutos federais e CEFET via captação de recursos junto ao setor privado, através de fundos de investimento, parcerias público-privadas e privatização do patrimônio imobiliário das IFE. A gestão passará a ser feita por Organizações Sociais, de caráter privado.

De acordo com o MEC, será financiado por um fundo de direito privado, cuja administração será de responsabilidade de uma instituição financeira e funcionará em regime de cotas. O orçamento de manutenção e investimento das IFE será desvinculado da União e substituído pelo financiamento privado.

Informações do Andes-SN

 


  • Rua Dr. José de Albuquerque Porciúncula, 121 Farol Maceió-AL
    57051-345
    seg a sex 09:00 às 18:00

    Visualizar no mapa

    Unidade CIC - Ufal
    seg a sex 09h às 13h, 14h às 18h

  • Sede Farol

  • (82) 3241-1880

  • (82) 3241-1662

  • (82) 9.9992-6899

  • (82) 9.8176-3637

  • CIC

  • (82) 9.9953-0275


2019

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail