08/08/2019
Atualizada: 08/08/2019 15:48:28

Foto: Karina Dantas/Ascom Adufal

Docentes, técnicos e estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participaram da votação em primeiro turno para a Reitoria, ocorrida nessa quarta (7) e quinta-feira (8), e com isso, exerceram a democracia e autonomia universitária, tão importante em tempos de ataques constantes do governo às instituições públicas de ensino do país.

A Consulta à Comunidade Acadêmica para a escolha de Reitor/a da Ufal (2020-2024) é tradicionalmente organizada por uma Comissão Organizadora, com integrantes indicados pelas entidades representativas dos docentes, técnicos e estudantes, sendo elas: a Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) e Diretório Central dos Estudantes (DCE-Quilombo dos Palmares).

“Parabenizo os candidatos e candidatas pela disputa democrática, a comissão eleitoral indicada pelas entidades pelo trabalho sério e competente que está realizando, e à comunidade acadêmica por participar desse momento importantíssimo para a história da universidade”, destacou o presidente da Adufal, professor Jailton Lira.

Foram instaladas urnas de votação em diversos campi da Ufal na capital e no interior do estado. Em Maceió, foi disponibilizado um ônibus no Campus A. C. Simões, durante os dias da Consulta, para o translado interno da Comunidade Universitária.

"Nós vamos escolher os nossos dirigentes, as nossas lideranças e nós não abrimos mão disso." Sandra Lira, integrante da Comissão Organizadora.

Integrante da Comissão Organizadora, a professora Sandra Lira reitera que a autonomia da universidade e a gestão democrática estão inscritas na constituição e, portanto, a comunidade universitária da Ufal não abre mão dessa prerrogativa.

Sandra Lira faz parte da Comissão Organizadora da Consulta.
Sandra Lira faz parte da Comissão Organizadora da Consulta.

“Nós da Comissão estamos com uma avaliação extremamente positiva porque dentro desses dois dias nós estamos conseguindo oportunizar à Comunidade Universitária a se pronunciar, por meio do voto. Nós vamos escolher os nossos dirigentes, as nossas lideranças e nós não abrimos mão disso. Estamos indo às urnas por meio da organização da Adufal, Sintufal e DCE, que desde 1985 organizam a Consulta. Para isso, nós vamos fazer valer a vontade da nossa comunidade”, disse Sandra Lira.

Os mesários que trabalharam voluntariamente na Consulta foram selecionados pela Comissão Organizadora, que também realizou treinamento para que todos e todas estivessem aptas/os a atuarem corretamente nos dias de votação.


Mesários foram selecionados pela Comissão Organizadora da Consulta.

De acordo com a Comissão Organizadora, a apuração dos votos inicia já nesta sexta-feira (9), com previsão para resultado ainda no mesmo dia.

Voto em braile

Pela primeira vez na Consulta à Comunidade Acadêmica para Reitoria, foram utilizados os votos em braile para pessoas com deficiência visual. As cédulas de voto em braile foram produzidas pelo Núcleo de Acessibilidade (NAC) com a coordenação da professora Neíza Fumes e do técnico revisor Jean Bernardo Vieira.

“Acessibilidade é uma coisa muito importante em todos os setores da sociedade. Na Universidade então, que somos produtores e criadores do conhecimento, se a gente diz que o acesso ao conhecimento é democrático e nós não provermos esse acesso, estaríamos sendo hipócritas. Então nós do NAC estamos aqui para garantir que todas as pessoas exerçam a autonomia universitária de forma realmente democrática”, relatou Jean Bernardo Vieira.

Jean Bernardo Vieira ajudou a produzir cédulas de votação em braile.
Jean Bernardo Vieira ajudou a produzir cédulas de votação em braile.

 

Fonte: Karina Dantas/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail