21/08/2019
Atualizada: 21/08/2019 15:04:57


A assembleia docente marcada para a manhã desta quarta-feira (21), no auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC), não obteve o quórum necessário para deliberação do indicativo de greve da educação.

De acordo com o Art. 16 do Regimento da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), para a realização de assembleia geral seria necessária a presença mínima de 78 associados/as da entidade (5%), em segunda chamada, realizada meia hora após o horário marcado. Havia somente 30.

A diretoria da Adufal apresentou uma proposta de realizar assembleias setoriais com a base docente para discussão sobre o indicativo de greve e outras pautas importantes, a ocorrer nas primeiras semanas após o período de recesso da Ufal, que se inicia no dia 9 de setembro e termina no dia 22 de setembro.

“A ideia é mobilizar a base, ampliando e aprofundando a discussão sobre conjuntura e as formas de enfrentamento dos ataques às Universidades e à educação, buscando organizar também uma agenda permanente de mobilizações”, explicou a vice-presidenta da Adufal, professora Ana Maria Vergne.

O cronograma de organização das assembleias setoriais prioriza as Unidades Acadêmicas (UAs) do interior do estado, iniciando uma rodada de assembleias por Arapiraca, Sertão, Penedo, Viçosa, Palmeira dos Índios e Ceca. As assembleias terão continuidades em Maceió e depois de realizadas todas setoriais, ocorrerá uma assembleia geral para deliberar ações com maior amplitude em defesa da educação e da universidade pública.

Ao todo, serão 12 assembleias setoriais que devem ser realizadas após o recesso acadêmico, com datas ainda a serem divulgadas. As pessoas que se fizeram presentes na assembleia foram favoráveis a essa ideia e pontuaram a necessidade de manter a articulação com o segmento técnico e estudantil, bem como com as demais entidades do setor de educação.

Essa proposta será levada como contribuição para a reunião com todas as Associações de Docentes (ADs) do país que ocorrerá neste sábado (24) e domingo (25), na sede do Andes-SN, em Brasília. O tesoureiro da Adufal, Ailton Galvão, participará da reunião, que foi convocada pelo próprio Sindicato Nacional para que as ADs possam dar o feedback das assembleias regionais realizadas para discussão do indicativo de greve da educação.

Ainda na assembleia, o presidente da Adufal, Jailton Lira, e a vice-presidenta, Ana Maria Vergne, comunicaram os informes da entidade. Entre os informes, falaram sobre a campanha de atualização cadastral da Adufal, sobre o desconto sindical de 2% na folha de agosto, o Seminário Universidade em Debate que ocorrerá nesta quinta e sexta-feira (22 e 23 de agosto), e também foi informado sobre a última parcela do reajuste de 2015 que será em setembro.

Também foram apresentadas propostas pelos docentes, como realizar um cronograma de movimentos sociais como aulas ou palestras em espaços públicos, para dialogar com a sociedade fora do ambiente acadêmico; fazer articulações com os demais segmentos da universidade; e apresentar, na reunião com o Andes-SN, a proposta de dialogar com a União Nacional dos Estudantes (UNE) e com a Federação de Sindicatos dos Trabalhadores em Universidades Brasileiras (Fasubra), o indicativo de greve, como forma de fortalecimento da pauta. A diretoria da Adufal se comprometeu em cumprir todas essas sugestões.

Fonte: Karina Dantas/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail