23/08/2019
Atualizada: 23/08/2019 14:24:31


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) finalizou nesta sexta-feira (23), o Seminário Universidade em Debate, que ocorreu nos dias 22 e 23 de agosto, no auditório do Centro de Educação (Cedu) da Ufal, com a realização de duas mesas-redondas com os temas “Assédio Moral no Ambiente de Trabalho” e “Autonomia Universitária e Projeto Future-se”.

No primeiro dia do Seminário ocorreu a mesa-redonda sobre assédio moral, que teve como participantes a professora Elaine Pimentel, que é doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestra em Sociologia pela Ufal, e da professora Lavínia Cavalcanti, que é advogada, mediadora e mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. A mediadora da mesa foi a Prof. Maria Aparecida de Oliveira, Primeira Secretária da Adufal, mestra em História e uma das pioneiras nos estudos de gênero no estado.

“Ambiente de trabalho digno está previsto na nossa constituição, e é por isso que todo trabalhador tem direito a um ambiente de trabalho sadio e digno. O assédio moral afronta diretamente esse primeiro direito. Esse tipo de assédio dentro do ambiente de trabalho pode ser até individual, pode ser voltado a uma única pessoa, no entanto ele termina atingindo todo mundo”, disse a palestrante Lavínia Cavalcanti.

No segundo e último dia do Seminário ocorreu a mesa-redonda “Autonomia Universitária e Projeto Future-se”, com a participação da professora e mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Sandra Lúcia dos Santos Lira, e do professor e doutor em Estudos Sociais e Políticos da Educação pela Universidade de Valencia (ESP), José Márcio Augusto de Oliveira. Essa mesa foi mediada pelo professor Jailton de Souza Lira, presidente da Adufal e doutor em Educação.

Ao final da apresentação, foi aberto um momento para inscrições, para que os ouvintes pudessem tirar dúvidas e dialogar com as palestrantes.

As pessoas que se inscreveram online e realizaram o credenciamento na recepção do evento, ou se inscreveram presencialmente, receberão certificado de participação de 3h por cada mesa-redonda que participaram. Os certificados serão enviados para os emails cadastrados até o dia 30 de agosto. Caso não receba até esta data, entre em contato com a Assessoria de Comunicação da Adufal pelo email imprensa@adufal.org.br .

“Somos imensamente gratos pela participação de todos palestrantes que aceitaram nosso convite e de todas pessoas que vieram ouvir e dialogar sobre os temas propostos. É de extrema importância estarmos em frequente discussão sobre os temas das duas mesas-redondas para que cada vez mais pessoas tirem dúvidas e adquiram conhecimento”, destacou a professora Ana Maria Vergne, vice-presidenta da Adufal.

Fonte: Karina Dantas/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail