01/10/2019
Atualizada: 01/10/2019 11:53:02


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) esteve presente na audiência pública da Assembleia Legislativa (ALE), realizada na segunda-feira (30), sobre o primeiro Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres de Alagoas, que foi apresentado durante a audiência. A Primeira-Secretária da Adufal, Maria Aparecida de Oliveira, participou do debate e compôs a mesa, e a vice-presidenta da Adufal, Ana Maria Vergne, também esteve presente.

Durante a audiência foram discutidas questões como monitoramento, financiamento e a importância da manutenção do plano, que foi formatado em quatro eixos e discutido em agosto último durante audiência promovida pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh).

Professora da Ufal Luciana Santana. Foto: Ana Vergne/Adufal

A professora da Ufal Luciana Santana, participou da audiência e falou sobre a importância da inclusão de mais mulheres na política e nas diferentes esferas. “O que a gente tem até hoje são políticas públicas que são decididas majoritariamente por homens, que não conseguem mensurar, sentir ou se aproximar daquilo que é demanda das mulheres. Então nada melhor do que as próprias mulheres para dizer quais são os seus problemas, angustias e demandas, para que esses temas possam entrar na agenda pública e se tornarem políticas públicas para serem efetivamente implementadas, e que os resultados sejam conhecidos”, disse.

Entre os encaminhamentos oriundos da audiência, ficaram definidos: implantação de mesa de situação; formulação de projeto de lei para aplicação de multas pecuniárias aos agressores; acolhimento das mães de pessoas com deficiência em todas as ações e políticas; atendimento às mulheres vítimas de violência nos Cisps; garantir a participação feminina no Conselho Estadual de Segurança Pública; inclusão produtiva; especificação do cuidado com idosas nos eixos do plano; regionalização da Patrulha Maria da Penha; construção de indicadores e monitoramento para avaliação do plano; inserção de propostas no Plano Plurianual (PPA) e articulações de emendas parlamentares; e cofinanciamento do estado para a Casa Abrigo da capital.

Também participou da audiência como palestrante e colaboradora na construção do plano, Ana Pereira, que frisou que o Plano vem sendo demandado pelos movimentos feministas, de mulheres e gestoras há anos. “O Plano é um instrumento norteador das principais demandas apresentadas pelo conjunto das mulheres, o qual os gestores devem tomar como base para alocar os recursos públicos. Essa é uma grande conquista, porque poderemos monitorar o que está sendo investido e executado”, relatou.

Ana Pereira, palestrante e colaboradora da construção do plano. Foto: Raquel/Fetag

A audiência pública foi promovida pela 14ª Comissão de Criança e Adolescente, Família e Direitos da Mulher, presidida pela deputada Jó Pereira (MDB), e composta pelas deputadas Cibele Moura (PSDB), Fátima Canuto (PRTB), Ângela Garrote (PRTB) e Flávia Cavalcante (PRTB).

Fonte: Ascom Adufal com informações da ALE

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail