02/10/2019

Karina Dantas/Ascom Adufal

Um grande café da manhã com roda de conversa foi realizado na manhã desta quarta-feira, 2 de outubro, na Praça da Paz da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A ação teve como objetivo promover o diálogo e a conscientização sobre a importância de participar da paralisação em defesa da educação e da soberania nacional, que ocorrerá nesta quinta-feira, 3 de outubro.

Café da manhã promovido pela Adufal, Sintufal e DCE. Foto: Karina Dantas

A Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), o Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE - Quilombo dos Palmares) foram as entidades que promoveram juntas o café da manhã, cujos representantes dialogaram com a comunidade acadêmica convocando, inclusive, para a manifestação do dia 3 de outubro, às 14h, na Praça Centenário.

Vice-presidenta da Adufal, Ana Maria Vergne. Foto: Karina Dantas/Ascom Adufal

“Estamos aqui para dialogar com a comunidade acadêmica e falar sobre a importância de defender a soberania do país, pois não há soberania sem respeito aos direitos do povo e sem respeito à educação. É fundamental que no dia de hoje a gente se mobilize, dialogue sobre o cenário atual no Brasil e no mundo e é importante que a gente se prepare e se organize para o ato de amanhã, dia 3 de outubro. Vamos marcar presença na Praça Centenário e vamos juntos caminhar em defesa da educação e dos nossos direitos”, frisou a vice-presidenta da Adufal, Ana Maria Vergne.

No horário vespertino também haverá atividades de conscientização sobre a paralisação na Ufal.  As entidades realizarão panfletagem no Restaurante Universitário (RU) de 12h às 13h e um bate-papo nos blocos da Ufal, de 15h às 17h.  Finalizando as ações do dia 2 de outubro, de 17h30 às 18h30 haverá panfletagem no Restaurante Universitário.

Presidente da Adufal, Jailton Lira. Foto: Karina Dantas

“Aqui na Universidade nós temos a necessidade de lutar e defender a autonomia docente, a autonomia pedagógica, ambas ameaçadas pelo projeto de lei como o ‘Escola Sem Partido’, nós temos também que defender a nomeação do reitor eleito para a comunidade acadêmica, porque significa defender a autonomia. Então é preciso estarmos unidos e fortes nessa luta”, disse o presidente da Adufal, Jailton Lira.

Na ocasião também foram realizados debates em grupo sobre o projeto “Future-se”, junto com a exposição de cartazes conscientizando sobre o tema.

Debate sobre o Future-se. Foto: Ana Maria Vergne.

Bandeiras das entidades. Foto: Karina Dantas

Fonte: Ascom Adufal

  • Rua Dr. José de Albuquerque Porciúncula, 121 Farol Maceió-AL
    57051-345
    seg a sex 09:00 às 18:00

    Visualizar no mapa

    Unidade CIC - Ufal
    seg a sex 09h às 13h, 14h às 18h

  • Sede Farol

  • (82) 3241-1880

  • (82) 3241-1662

  • (82) 9.9992-6899

  • (82) 9.8176-3637

  • CIC

  • (82) 9.9953-0275


2019

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail