01/11/2019
Atualizada: 07/11/2019 12:01:30

Bienal do Livro de Alagoas

Com o tema “Livro Aberto: Leitura, Liberdade e Autonomia”, a 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas inicia sua extensa programação nesta sexta-feira, 1º de novembro, e permanece até o dia 10 de novembro, no bairro histórico de Jaraguá, em Maceió.

Serão promovidos debates sobre os mais diferentes temas, assim como encontros entre público, autoras e autores, editoras e distribuidoras presentes. Além disso, docentes e estudantes das redes pública e privada de ensino, da educação infantil ao nível superior, bem como a sociedade em geral, poderão desfrutar de performances e apresentações artísticas, valorizando a riqueza cultural de Alagoas, do Brasil e de outros países.

Além da tradicional feira de livros, o evento trará na sua programação lançamentos de novos títulos, oficinas, palestras, rodas de conversa com pessoas escritoras convidadas, espetáculos de música, dança, teatro, contação de histórias e outras expressões artísticas, espaços de convivência e alimentação.

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio de sua editora (Edufal), é a grande promotora do evento, sendo a única universidade pública brasileira que realiza uma Bienal do Livro totalmente gratuita, sem cobrança de ingresso e sem fins lucrativos. As suas atrações vão muito além do acadêmico e estão voltadas para os mais diversos públicos, promovendo acessibilidade à leitura e à cultura em suas mais variadas possibilidades.

Confira abaixo algumas programações de associados da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal) que irão participar da Bienal do Livro:

Professor Ronald MendonçaLançamento do livro “Vadias Memórias de um Suburbano” no dia 2 de novembro (sábado), na Associação Comercial de Maceió, na gôndola da Academia Alagoana de Letras, às 17h. 

Professor Jailton Lira – Participa da Mesa-redonda promovida pelo Sinteal “Memória do Movimento Sindical no Estado de Alagoas”, a ocorrer no dia 4 de novembro (segunda-feira), de 16h às 18h, na Sala Jaraguá, térreo da Associação Comercial.

Professora Luciana Caetano - Lançamento do livro "O elo entre a desigualdade regional e desigualdade social" no dia 5 de novembro (terça-feira), de 16h30 às 18h30, no estande da Edufal, no Espaço Armazém.

Professora Elaine Pimentel - Lançamento do livro "Mulheres, feminismos e interseccionalidade nas ciências criminais: escritos em homenagem a Sueli Carneiro" a ocorrer no dia 10 de novembro (domingo), de 19h às 22h, no estande da Edufal, no Espaço Armazém.

A professora participa também da mesa-redonda “Gênero e Cárcere” no dia 4 de novembro (segunda-feira), às 14h, no auditório da Associação Comercial; da mesa-redonda “Violência contra mulheres em Alagoas: a inviabilização do semiárido alagoano” no dia 9 de novembro (sábado), na sala 8 do Pavilhão das Oficinas; e também da mesa-redonda “Direitos Humanos e Jornalismo Policial: perigosas relações com o senso comum” no dia 2 de novembro (sábado), às 16h, no Rex Jazz Bar.

Professora Ruth Vasconcelos Lopes Ferreira - Lançamento do livro "Por que viver não cabe no Lattes?" no dia 10 de novembro, de 16h às 18h, no estande da Edufal, no Espaço Armazém, e relançamento da obra "Cadernos Verdes de Francisco Brennand" no mesmo dia, de 19h às 22h, na Praça de Autógrafos - Paraíso de Papel, no Espaço Armazém.

Professor Francisco Pereira de Souza - Lançamento do livro "HABERMAS e a constitucionalização do Direito Internacional" a ser realizado no dia 9 de novembro (sábado), às 19h, na Praça de Autógrafos Paraíso no Papel, no Armazém Usina.

Pofessora Maria da Conceição Valença da Silva - Lançamento do livro “Docência na Educação Superior nas Representações Sociais de Professores de Instituições Pública e Privada” no dia 6 de novembro (quarta-feira), às 19h, no Espaço Armazém.

Participação na mesa-redonda “Partilhando experiências de grupos de pesquisa sobre Violência e Sistema Carcerário” no dia 8 de novembro (sexta-feira), às 13h, na sala 8 do Pavilhão das Oficinas.

Professora Edilma Acioli Bomfim - Lançamento do livro “Gonzaga Leão: o poeta e a praça” no dia 7 de novembro (quinta-feira), às 19h, no Arquivo Público de Alagoas.

Professora Irailde Correia - Participa na mesa-redonda “História do curso de Pedagogia em Alagoas” no dia 4 de novembro (segunda-feira), às 16h, no Rex Jazz Bar.

Professor Cicero Ferreira de Albuquerque - Lançamento do livro “Terra, trabalho e lutas sociais na agroindústria canavieira alagoana” no dia 4 de novembro (segunda-feira), às 17h, na sala 8 do Pavilhão das Oficinas.

Professora Leonéa Santiago - Lançamento do livro “Corpo, esporte e Educação Física: representações e sentidos” no dia 8 de novembro (sexta-feira), de 16h30 às 18h30, no estande da Edufal, no Espaço Armazém.

Professora Neiza de Lourdes Frederico Fumes - Lançamento do livro “Atendimento educacional especializado para estudantes com deficiência intelectual: aspectos conceituais, legais e práticos” no dia 8 de novembro (sexta-feira), de 16h30 às 18h30, no estande da Edufal, no Espaço Armazém.

Professores Jorge Luís de Souza Riscado e Jarbas Ribeiro de Oliveira - Lançamento do livro "Relações étnico-raciais, diversidade de gênero, PNSIPN: competências culturais no contexto do ensino e nas práticas de sáude" no dia 9 de novembro (sábado), de 16h30 às 18h30, no estande da Edufal, no Espaço Armazém.

Professor Ronaldo de Andrade Silva - Participa da mesa-redonda “O teatro em Alagoas: ATA” no dia 5 de novembro (terça-feira), às 15h30, na sala 8 do Pavilhão das Oficinas.

Professor Marcos Paulo de Oliveira Sobral - Lançamento do livro “Educação e Resistências: Diálogos, Rupturas e Alternâncias” no dia 5 de novembro (terça-feira), às 11h, na Bienal do Livro.

Professora Abdizia Maria Alves Barros – Lançamento dos livros “A formação das professoras que alfabetizam jovens e adultos: uma demanda (re)velada” e “A política de formação de professores da EJA: repercussão na prática pedagógica” no sábado, 9 de novembro, de 16h30 às 18h30, no estande da Edufal, no Espaço Armazém.

 

Fonte: Ascom Adufal com informações da Bienal do Livro de Alagoas

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail