17/01/2020
Atualizada: 17/01/2020 17:31:56

Ascom Adufal

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) interpreta como uma grande vitória para a comunidade acadêmica a nomeação do professor Josealdo Tonholo para o cargo de reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (17).

Eleita em 1º turno com 55,2% dos votos válidos, a nova gestão assume a administração fortalecida para enfrentar os desafios postos pela atual conjuntura política adversa em que o governo federal prossegue com os brutais cortes dos recursos da educação pública, cultura, ciência e tecnologia, e com os ataques à liberdade de expressão, de cátedra, de criação e de investigação científica.

Mais do que nunca, é necessário defender a universidade pública, gratuita, democrática e comprometida com as necessidades e interesses da população. E, sobretudo, defender a autonomia universitária diante das forças antidemocráticas, antinacionais e antipopulares.

A diretoria da Adufal cumprimenta o Conselho Universitário (Consuni), que respeitou a opção da comunidade universitária ao encaminhar o nome do candidato mais votado nos três segmentos – professores, estudantes e técnicos.

Também merece destaque o papel das entidades representativas – Diretório Central dos Estudantes (DCE), Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal), e Adufal – que conduziram a consulta à comunidade universitária de maneira autônoma e responsável.

Ao longo da referida consulta eleitoral, foram organizados cinco debates presenciais e dois debates em rádios para que as candidaturas pudessem discorrer sobre a realidade da instituição e apresentar suas propostas. Este ambiente democrático e de diálogo contribuiu para que houvesse uma participação expressiva no pleito, em que votaram 83,77% dos docentes, 76,66% dos técnicos administrativos e 37,84% dos estudantes, demonstrando um grande interesse de todos em defender a Ufal, o que assegura representatividade ao reitor escolhido.

É a partir dessa representatividade e participação que a Adufal espera que a nova gestão se paute, fortalecendo as instâncias internas e órgãos colegiados, e tendo como norte uma gestão democrática que dialogue de forma equilibrada e transparente com os segmentos da universidade.

A direção da Adufal continuará reivindicando o cumprimento dos direitos da categoria docente, como o cumprimento da Resolução nº 27/2009  do Conselho Universitário que anulou todos os processos administrativos das rubricas judiciais, a implantação dos 47,94% referente ao reajuste decorrente da variação do Índice de Reajuste do Salário Mínimo (IRSM), o direito à progressão da carreira sem quebra dos interstícios, melhores condições de trabalho para as ações de ensino, pesquisa e extensão, dentre outras questões que são essenciais para a justa valorização dos profissionais da educação no contexto da luta por uma educação pública de qualidade.

 

Diretoria da Associação dos Docentes da UFAL.

Maceió, 17 de janeiro de 2020.

 

 

Fonte: Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail