03/03/2020
Atualizada: 03/03/2020 17:19:16


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) esteve presente na reunião plenária das centrais sindicais do estado, ocorrida nesta segunda-feira (2), para definir a organização e outras atividades para o dia 18 de março, com a Greve Nacional da Educação e Dia Nacional de Lutas em defesa dos serviços públicos, dos direitos trabalhistas e contra as privatizações. Foi definido que a mobilização será a partir das 15h da quarta-feira (18), com concentração na Praça Centenário e saindo em caminhada até o Centro da cidade.

“Os debates levaram à definição de que todas as entidades sindicais e movimentos sociais farão esforços de mobilização nas bases para realizar paralisação nos locais de trabalho e realização de atos públicos no dia 18 de março”, explicou a vice-presidenta da Adufal, Sandra Lira, que representou a entidade na reunião.

No encontro também foi pautada a mobilização do dia 8 de março, do Dia Internacional da Mulher, bem como as atividades que devem ser realizadas até esses dois grandes atos públicos (dias 8 e 18), como o diálogo das entidades da educação com os movimentos estudantis, como forma de somar forças na luta em defesa da educação. A Adufal, inclusive, já se reúne com o movimento estudantil da Ufal nesta quinta-feira (5), juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal).

As entidades também dialogaram sobre a criação de uma campanha de esclarecimento, tanto para a base dos servidores públicos quanto para a população em geral, sobre o que representa o atual pacote de PECs que tem por objetivo a destruição do serviço público, da carreira do servidor público e dos direitos sociais.

Também foi argumentado que as instituições federais de ensino enfrentam o corte de recursos, a destruição da autonomia e da gestão democrática, as tentativas de privatização e do desmonte das instituições universitárias, científicas e tecnológicas do país, entre outros ataques que estão como pautas importantes e prioritárias nessa mobilização.

Além da Adufal, estiveram presentes representantes do Sintufal, Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas (Sintietfal), Central Única dos Trabalhadores em Alagoas (CUT-AL), Sindicato dos trabalhadores da Saúde, Previdência, Seguro Social e Assistência Social (SINDPREV-AL), Sindicato dos Urbanitários de Alagoas, Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Petroquímicos, Químicos e Plásticos nos Estados de Alagoas e Sergipe (Sindipetro AL/SE), Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal em Alagoas (Sindjus-AL), Diretório Central dos Estudantes (DCE), entre outros.

 

 

Fonte: Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail