04/06/2020
Atualizada: 04/06/2020 16:24:45

Foto da plenária virtual desta quinta-feira (4).

Com o principal objetivo de ouvir a base docente, saber as necessidades e sugestões referentes ao ensino remoto e à distância nesse período de pandemia, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) realizou, nesta quarta (3) e quinta-feira (4), as primeiras plenárias virtuais com a categoria, através da plataforma Google Meet. 

As duas primeiras reuniões ocorreram com os professores e professoras da área tecnológica e da saúde, que dialogaram sobre as especificidades de cada curso.

“O propósito das plenárias é sabermos como os docentes estão trabalhando nesse momento de pandemia, quais estratégias estão utilizando, quais propostas nós poderemos, a partir da escuta, apresentar para a gestão da Universidade. (...) Existe um debate grande nas Federais atualmente sobre a importância de se discutir estratégias de ação pedagógica remota para superar esse momento”, disse o presidente da Adufal e professor do Centro de Educação (Cedu), Jailton Lira, durante a plenária do dia 3 de junho.

A professora aposentada Esmeralda Moura, Primeira-secretária da Adufal, também frisou a importância de ouvir a categoria. “No momento, a Adufal se coloca nessa disposição, de ouvir os docentes, as suas dificuldades, as suas determinações daqui para frente, para que a gente possa levar junto à gestão, aquilo que a categoria pensa, deseja e quer fazer. É um ‘novo normal’ e uma nova situação que vão se delineando à medida que nós passamos a conversar sobre”, relatou na reunião desta quinta (4).

Na primeira plenária, a professora Cláudia Milito, da Faculdade de Economia e Contabilidade (FEAC), reforçou uma preocupação constante da categoria sobre a possibilidade de contágio muito alta no caso de retorno das aulas presencial. 

“Aqui em Alagoas a pandemia está muito séria, os hospitais estão sem vagas e não acredito que com as condições que nós temos na Ufal, de trabalho presencial, a gente possa voltar nos próximos meses. (...) Eu entendo todas as dificuldades do trabalho remoto, mas eu discordo que o trabalho tenha que necessariamente ser precário se feito de modo remoto. Eu acho que é possível, mas claro que vai exigir um esforço adicional dos professores e dos alunos para se fazer. A minha restrição maior quanto ao trabalho à distância é sobre os alunos que não têm realmente acesso à internet. Isso realmente me preocupa”, compartilhou a professora Cláudia Milito, da Faculdade de Economia e Contabilidade (FEAC).

Também se foi falado sobre a dificuldade do trabalho remoto para os docentes. “Não é todo professor e professora que domina as tecnologias. Mesmo que tenha sido ofertado um curso, aquelas poucas horas de curso não nos dá essa propriedade para ofertar uma disciplina. É algo que a gente tem que se preparar, porque quando a gente voltar vai ter que ser uma parte remota, acho que é quase impossível conseguirmos juntar todo mundo numa sala, por questão de segurança mesmo. No caso da Educação Física é uma dificuldade imensa, porque 50% do curso é prático”, compartilhou a professora Socorro Dantas, do Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE), que também sugeriu a formação de um Grupo de Trabalho (GT) com docentes, técnicos e estudantes para analisar as peculiaridades do momento atual de cada Unidade Acadêmica (UA) e o retorno futuro. 

As plenárias continuam na próxima semana e na semana seguinte com docentes de outras Unidades. 

Para participar, os docentes devem informar a Unidade Acadêmica que faz parte através de um e-mail para imprensa@adufal.org.br ou via mensagem para o whatsapp da Assessoria de Comunicação (Ascom) (82) 98176-3637, neste segundo caso, deve ser informado também o e-mail do docente, para posteriormente receber o link para a sala de reunião.

O link para a sala de reunião será enviado para os inscritos no dia de cada plenária, até as 9h, para possibilitar mais tempo para os professores e professoras se inscreverem. Confira abaixo o calendário das reuniões.

10 de junho (quarta-feira) - 10h
Campus Arapiraca

11 de junho (quinta-feira) - 10h
Unidades: IM, IF, FALE, CEDU, IGDEMA

17 de junho (quarta-feira) - 10h
Campus Sertão

18 de junho (quinta-feira) - 10h
Unidades: FDA, ICHCA, ICS, FSSO

Foto da plenária virtual de quarta-feira (3).

 

Fonte: Karina Dantas/Ascom Adufal

Foto da plenária virtual de quarta-feira (3).
Foto da plenária virtual de quarta-feira (3).

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail