17/06/2020
Atualizada: 17/06/2020 15:27:57


Diante do atual quadro histórico que o Brasil vivencia, desencadeado pela pandemia da Covid-19, o Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o apoio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd/Ufal), organizou uma atividade com o objetivo de apresentar ao público em geral, em especial aos estudantes da área, uma avaliação do papel que a mídia exerce neste momento. O minicurso “Pandemia, mídia e crise política” será realizado entre os dias 1 e 3 de julho, das 19h às 21h, no canal da Prograd/Ufal, no Youtube.

A proposta para o evento online considerou, principalmente, as atuais crises enfrentadas pelo país, que vão além do cenário pandêmico, a exemplo da crise política e econômica. A atividade também pretende analisar o tipo de intervenção midiática, seja por meio dos meios televisivos e jornais, nas diversas crises que atingem o país. 

Além de oferecer uma reflexão sobre o local social ocupado pelos grandes equipamentos midiáticos, o evento promete observar os diversos elementos que influenciam o processo de construção e divulgação da notícia.

Durante os três dias de programação, o público poderá acompanhar a participação de professores já conhecidos do Curso de Jornalismo da Ufal, além de outros docentes e jornalistas convidados/as. A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) também é parceira do evento. 

O evento é destinado para o público em geral, em especial os alunos de jornalismo. Para os estudantes da área, o evento online, com carga horária de 10h, valerá como hora flexível para apresentar em sua instituição de ensino.

Inscrições

As inscrições para o minicurso “Pandemia, mídia e crise política” já estão abertas. Os interessados em participar do evento devem preencher o formulário online disponibilizado pela Prograd. 

Clique aqui para se inscrever.

 

Confira abaixo a programação completa:

Dia 01/07: Mesa redonda O Jornal Nacional, o Presidente e a crise

Convidados: Prof. Juarez Guimarães (UFMG) e Jornalista Eliara Santana

Mediador: Prof. Ricardo Coelho de Barros (ICHCA/Ufal)

19h às 21h

 

Dia 02/07: Mesa redonda A Crise econômica e as saídas apresentadas na Mídia

Convidados: Prof. Cícero Péricles (Feac/UFAL) Profa. Luciana Caetano (Feac/UFAL)

Mediador: Prof. Ricardo Coelho de Barros (ICHCA/Ufal)

19h às 21h

 

Dia 03/07: Mesa redonda A Crise Política do Governo Central e o Papel da Mídia

Convidados: Prof. Carlos Gusmão (ICHCA/Ufal) e Prof. Luís Dantas (ICHCA/Ufal)

Mediador: Prof. Ricardo Coelho de Barros (ICHCA/Ufal)

19h às 21h

Fonte: Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail