07/07/2020
Atualizada: 07/07/2020 15:07:21


A pandemia do novo coronavírus se agrava a cada dia no Brasil. Além da ausência de uma política coerente de combate à doença e assistência à população por parte do governo Jair Bolsonaro, e também de governos estaduais e municipais, trabalhadoras e trabalhadores enfrentam, ainda, o aprofundamento da crise social e econômica, com sucessivos ataques aos seus direitos. 

Diante desse cenário, centrais sindicais, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e partidos políticos decidiram realizar uma jornada nacional pelo “Fora Bolsonaro; Impeachment já”. A mobilização terá um dia nacional de lutas na próxima sexta (10), uma Plenária Nacional Popular online no sábado (11) e indica o apoio às manifestações de rua previstas para domingo, 12 de julho.

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) participará das mobilizações e apoia a Jornada de Lutas em defesa da classe trabalhadora.

Levando em conta as limitações impostas pela pandemia, na sexta-feira serão realizadas assembleias nos locais de trabalho pela manhã (com atraso na entrada onde for possível) e atos simbólicos de rua. 

Além disso, estão previstas diversas ações que permitam a ampla participação dos trabalhadores e da população em geral, como a convocação para usar roupa preta, colocar um pano preto nas janelas, realização de twitaço e ações nas redes sociais e um panelaço nacional à noite.

O ANDES-SN participa dessa frente ampla, tanto nas atividades virtuais, assim como nas presenciais que forem possíveis, para as quais será garantido o uso de máscaras e álcool em gel e o distanciamento necessário. Serão protegidos os ativistas e militantes enquadrados nos grupos de risco.

A unidade pelo Fora Bolsonaro reúne PT, PSOL, PSTU, PCdoB, UP, PCB, PCO, PSB, PDT, Rede, as centrais sindicais CUT, Força Sindical, CSP-CONLUTAS, CTB, Intersindical Central; Intersindical Instrumento de Luta, UGT, CSB, CGTB, Nova Central, as Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, Torcidas Organizadas, além de várias organizações da sociedade civil, e outros.

Dia 10 – Será o grande dia da jornada de lutas
O dia 10 de julho deve ficar marcado como um grande dia de mobilização. A proposta é iniciar a manhã com assembleias no maior número de locais de trabalho onde as atividades estejam sendo realizadas presencialmente, inclusive promovendo atrasos onde houver condições.

Algumas ações propostas
a – Vestir preto e orientar que todas as pessoas assim o façam, que coloquem uma toalha ou pano preto nas janelas nesse dia, como forma de protesto;
b – Nos integrarmos ativamente nas iniciativas das redes sociais que ocorrerem durante todo esse dia;
c – Intensificar a divulgação para um grande barulhaço nacional às 20h;
d – Divulgar conteúdos nas redes sociais reforçando os eixos de luta nesse dia pelas redes sociais. 

Dia 11 – Plenária Popular Nacional pelo Fora Bolsonaro. Impeachment, já!
A iniciativa contará com a participação das Centrais Sindicais, sindicatos, movimentos sociais, partidários e organizações da sociedade civil.

Dia 12 – Atos de rua
A CSP-Conlutas apoiará esses atos e vai organizar em cada lugar, que estejam convocados, a participação em bloco de ativistas da CSP-Conlutas com bandeiras, máscaras, faixas e cartazes levando as reivindicações pelo Fora Bolsonaro e Mourão, pelo fim do racismo, em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores. É importante organizar colunas que permitam o distanciamento entre os manifestantes. 

Fora Bolsonaro e Mourão, já!

Outra frente para dar um basta ao governo de Bolsonaro e Mourão é a atuação junto ao Congresso Nacional pressionando pela aceitação e abertura do processo de pedido de impeachment. Já foram protocolados 48 pedidos na Câmara dos Deputados. A Frente pelo Fora Bolsonaro, com centenas de organizações, lançou no dia 19 de junho, um abaixo-assinado online para pressionar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a dar andamento ao processo de impedimento.

 

Fonte: Andes-SN com informações da CSP-Conlutas

Anexos

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail