16/10/2020
Atualizada: 16/10/2020 18:03:58


Representantes da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) participaram, nesta sexta-feira (16), de uma reunião online com a gestão da Universidade para discutir as reinvindicações da categoria docente acerca do ensino remoto durante o Período Letivo Excepcional (PLE).

O objetivo da reunião foi de garantir as condições necessárias para que a categoria docente possa desempenhar suas funções de forma a preservar a saúde física e mental, além de assegurar a qualidade do trabalho desenvolvido durante este momento de excepcionalidade.

As reinvindicações da categoria docente sobre o ensino remoto foram discutidas com base na minuta de resolução que regulamenta a Carga Horária Docente durante o Período Letivo Excepcional (CH/PLE), documento construído após um amplo diálogo com a categoria.

Durante a reunião, a gestão da Universidade se comprometeu em indicar, por meio de documento, quais são as questões possíveis a serem atendidas nesse atual momento.

Segundo o presidente da Adufal, Jailton Lira, alguns artigos da minuta devem ser acatados mediante publicação de portaria ou de ato normativo da gestão da Universidade. Ainda na ocasião, o presidente da entidade apresentou as razões que levaram a Adufal a apresentar o documento, enfatizando a sua importância para a categoria docente na atual condição de excepcionalidade.

“No último dia 13 de outubro, a Adufal encaminhou um ofício à presidência do Conselho Universitário reivindicando as condições de inclusão digital que estavam previstas tanto na resolução do próprio Consuni, quanto no documento aprovado na assembleia que deliberou pela aprovação do Período Letivo Excepcional. Esperamos que nossas reivindicações sejam atendidas”, disse o professor Jailton Lira.

Posicionamentos

Após a apresentação das devidas reinvindicações feitas pela Adufal, o Pró-Reitor de Graduação (Prograd), Amauri Barros, informou que iria fazer o possível para atender as questões apontadas pela entidade.

O diretor do Centro de Tecnologia (CTEC), Vladimir Caramori, ressaltou a importância de uma resposta efetiva e rápida da gestão da Universidade quanto aos pontos assinalados pela categoria docente.

A diretora de Política Cultural da Adufal, Rosângela Reis, aproveitou o momento para reforçar a preocupação quanto à dificuldade de acesso dos professores e estudantes às ferramentas digitais.“É de extrema importância que a Universidade envide todos os esforços para melhorar o processo de formação desses professores quanto à utilização das ferramentas tecnológicas e o acesso aos equipamentos digitais”, relatou a diretora da Adufal, Rosângela Reis.

Por fim, o Pró-reitor Estudantil (Proest), Alexandre Lima, informou que todas as condições de acesso iniciais já foram atendidas, especialmente em relação aos editais que previam bolsas para o segmento estudantil.

Representantes

Além do presidente da Adufal, Jailton Lira, as docentes Tânia Voronkoff (diretora de Divulgação e Imprensa), Rosângela Reis (diretora de Política Cultural) e a professora Irailde Correia formaram a comissão que representou a entidade na reunião.

Pela Universidade, participaram da ocasião a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep); o Pró-reitor de Graduação (Prograd), Amauri Barros e o Pró-reitor Estudantil (Proest), Alexandre Lima.

Também se fizeram presentes o diretor do Centro de Ciências Agrárias (Ceca), Gaus Silvestre; o diretor do Centro de Tecnologia (CTEC), Vladimir Caramori e o diretor do Campus Sertão, Agnaldo dos Santos.

Fonte: Vanessa Ataide/Ascom Adufal *sob supervisão

Anexos

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail