09/12/2020
Atualizada: 09/12/2020 16:12:59


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) vem a público manifestar total repúdio à Portaria do Ministério da Educação (MEC) nº 1.038 de 7 de dezembro de 2020, que não somente não trouxe a revogação da Portaria 1.030 do MEC (1/12/20), como alterou a data de retorno às aulas presenciais de todas as Instituições Federais de ensino superior para 1º de março de 2021.

Ainda que o documento, que estende o prazo para retorno das aulas presenciais, recomende o estabelecimento dos protocolos de biossegurança para o enfrentamento da doença, a Adufal lembra que nenhum esforço será o suficiente para frear a rápida disseminação e contaminação da Covid-19, até que a sociedade esteja em processo de imunização, por meio de uma vacina eficaz contra a doença.

A nova portaria não é apenas um atestado de risco à autonomia universitária, é também uma afirmação de que a vida de milhões de brasileiros, integrantes das comunidades acadêmicas das Universidade e Institutos Federais, e a sociedade em geral, não possuem valor para o governo.

Diante desta nova ação, que reafirma a conduta destrutiva do Governo Bolsonaro, a Adufal reitera o seu compromisso em defesa dos/as docentes, dos trabalhadores/as e da educação pública como um todo. Reforça, ainda, que seguirá atuando de todas as formas possíveis para impedir que este novo ataque à educação e à saúde de milhões de cidadãos se concretize.

 

Maceió, 09 de dezembro de 2020
Diretoria da Adufal


2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail