21/12/2020
Atualizada: 21/12/2020 17:17:18


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) participou das três sessões da Câmara Acadêmica do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realizadas nos dias 14, 15 e 21 de dezembro, para debater sobre uma minuta de resolução para regulamentar os semestres letivos 2020.1 e 2020.2.

Na reunião realizada nesta segunda-feira (21), a Adufal, representada pela vice-presidenta Sandra Lira, defendeu que as aulas presenciais da Ufal sejam retomadas somente após a imunização em massa, principalmente do corpo docente e técnico-administrativo, além dos estudantes.

Nas sessões, a Câmara Acadêmica debateu a retomada dos semestres letivos 2020.1 e 2020.2, definindo que o semestre 2020.1 será realizado na íntegra no formato não presencial, enquanto o semestre 2020.2 poderá ser realizado num formato misto presencial e não presencial, conforme as orientações técnicas da comissão de biossegurança e de acordo com a avaliação do cenário da pandemia.

“Infelizmente, a atuação política irresponsável do governo Bolsonaro coloca em risco a saúde e a vida da população, e impõem sérias perdas educacionais aos estudantes do país. Vacinação universal é a condição para retomada da normalidade das atividades e a Adufal irá lutar por isso”, relatou a professora Sandra Lira.

O semestre letivo 2020.1 deve ser retomado em 22 de fevereiro, segundo a proposta da Câmara Acadêmica que será encaminhada ao Consuni.

A Adufal irá retomar com a Reitoria os encaminhamentos para debate sobre a regulamentação da carga horária docente, diante das excepcionalidades e da sobrecarga de trabalho que o modelo não presencial acarreta aos docentes.

A entidade também mencionou nas reuniões a necessidade do uso de plataforma de software livre, que possibilita constante aperfeiçoamento pela instituição, pois é importante para a defesa da Autonomia Universitária, proteção dos direitos autorais e propriedade intelectual dos docentes, bem como segurança e privacidade para as atividades síncronas no ambiente virtual. A preocupação da Adufal foi encaminhada à gestão da Ufal.

Fonte: Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail