04/03/2021
Atualizada: 04/03/2021 17:43:54
Em sessão extraordinária, realizada na manhã desta quinta-feira (4), o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) aprovou a publicação de uma moção contra a reforma administrativa (PEC 32/2020), com texto proposto pela Associação dos Docentes da Ufal (Adufal).
A reunião foi pautada após solicitação da entidade feita em outubro de 2020 e cuja base docente reforçou, em assembleia, a importância da Universidade se posicionar contra a reforma administrativa e, portanto, contra o desmonte dos serviços públicos.
O presidente da Adufal, professor Jailton Lira, participou da reunião e, logo no início da sua fala, pontuou as principais características da PEC 32/2020. “Essa reforma significa o desmonte do Estado, a possibilidade de extinção de importantes órgãos públicos para favorecimento dos setores privados, além de facilitar a contratação com interesses políticos sem avaliação de mérito”, listou o docente.
“É importante que o Consuni, como representação máxima da comunidade acadêmica, apresente uma moção e deixe claro a sua posição contrária a essa proposta de reforma administrativa que persegue os servidores públicos, desmonta o Estado e prejudica a população mais carente”, frisou o presidente da Adufal.
Durante a sessão, a moção proposta pela Adufal foi apreciada pelo Conselho e aprovada por unanimidade com 31 votos favoráveis dos conselheiros presentes. Tão logo a moção oficial seja publicada no site da Ufal, o material também será disponibilizado nesta matéria.