Siga nosso canal

16/03/2021
Atualizada: 16/03/2021 15:32:57


Dando continuidade ao calendário de plenárias setoriais, a diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) se reuniu, na manhã desta terça-feira (16), com parte da base docente no intuito de ouvir a opinião de todos e todas acerca da experiência com o ensino remoto na Ufal e o que pode ser feito para melhorar a situação.

Participaram da reunião professores e professoras do Centro de Tecnologia (CTEC), da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), do Instituto de Computação (IC), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca) e do Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat).

Na abertura da plenária, a Primeira-secretária da Adufal, professora Esmeralda Moura, falou sobre a importância de ouvir a base docente em seus anseios, opiniões e propostas no que diz respeito ao primeiro ponto de pauta: avaliação sobre a experiência do ensino remoto e suas consequências.

“Nós como membros da diretoria fizemos uma reflexão sobre o processo que está sendo desenvolvido pelo PLE [Período Letivo Excepcional] e como poderíamos fazer uma avaliação desse processo para que nós possamos ter conclusões bem objetivas para os próximos encaminhamentos. Por isso, entendemos que a avaliação não pode ser simplesmente uma constatação (...), a avaliação deve ser feita para nos apontar um norte e permitir, a partir dessa avaliação, um planejamento ou replanejamento do que estamos vivendo”, disse Moura.

Um dos argumentos levantados na reunião foi sobre as dificuldades com os horários das aulas. Foi sugerido propor alguma flexibilização dos horários, considerando que pode não ser didático manter os horários das aulas presenciais durante o ensino remoto.

Finalizadas as plenárias, a Adufal disponibilizará um relatório resumindo todas propostas levantadas durante todas as reuniões, para apresentá-las e discuti-las em assembleia geral.

Na abordagem do segundo ponto de pauta, sobre a reforma administrativa, o presidente da Adufal, Jailton Lira, relatou a preocupação com as propostas da PEC 32/2020, que afeta diretamente o funcionalismo público e a população, além de mencionar a constante atuação da Adufal na mobilização contra a reforma através de matérias, postagens das redes sociais, outdoors, entre outras ações.

Além do presidente e da primeira-secretária da Adufal, Jailton Lira e Esmeralda Moura, respecivamente; também participaram da reunião os diretores da entidade Francisco Pereira (Secretário-geral), Altair Marques (Vice-tesoureiro), Rosângela Reis (Diretoria de Política Cultural - Titular) e Terezinha Ataide (Diretoria de Política Cultural - Suplente).

Esta é a última semana de plenárias setoriais com a base docente. Nesta quarta-feira (17), a entidade realiza a reunião com docentes do Campus Sertão e na quinta-feira (18), ocorre a última plenária com docentes da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA), do Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Arte (ICHCA), do Instituto De Ciências Sociais (ICS) e da Faculdade de Serviço Social (FSSO).

O link para a reunião é divulgado na matéria de convocação das plenárias e enviado via e-mail e lista de transmissão no WhatsApp

Fonte: Karina Dantas/Ascom Adufal

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail