19/03/2021
Atualizada: 19/03/2021 17:58:16


O presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), Jailton Lira, participou da sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realizada nesta quinta-feira (18).

A reunião foi convocada com o principal objetivo de discutir a pauta sobre a situação orçamentária e financeira da Ufal para 2021 e os impactos em contratos e bolsas.

Na ocasião, o presidente da Adufal ressaltou que a situação dramática pela qual passa a Ufal faz parte de um projeto neoliberal que objetiva o desmonte da universidade pública.

“É um projeto conjugado do governo federal contra a educação pública e contra a sociedade. (...) O governo se colocou contra o isolamento social, contra o uso de máscara, boicotou o envio dos respiradores para os estados, faltou até oxigênio para os estados tratarem seus pacientes. Então, é um governo que além de incompetente, tem exatamente o desmonte do estado como projeto”, frisou o professor.

Jailton Lira também mencionou que considera necessário denunciar e se mobilizar contra os ataques do governo.

“Acho que a sociedade precisa de mobilizar contra esse desmonte patrocinado pelo governo Bolsonaro. Nós temos, enquanto sindicato, feito toda uma movimentação nas redes sociais, denunciando o descaso com a educação e com a saúde pelo governo Bolsonaro. Neste momento, o fundamental é que a gente se organize para defender a universidade pública e defender a saúde da população brasileira.”, disse Lira.

Durante seu momento de fala na sessão, o professor do Centro de Educação (Cedu), Jailton Lira, também afirmou que é fundamental que a questão da assistência estudantil seja vista como prioridade.

“Se a universidade não puder fazer mais nada em termos de atendimentos às ações prioritárias, que pelo menos a assistência estudantil seja o norte principal, porque é o segmento estudantil a razão da existência da universidade pública, da escola pública. Eu sei que tem uma questão legal ligada às rubricas específicas, mas se nosso esforço de organização e pressão tiver que escolher uma área principal, eu defendo que essa área principal seja a de assistência estudantil”, disse Lira.

“Porque estamos tratando não só da frequência de acompanhamento das aulas, estamos tratando da sobrevivência, da dignidade dessas pessoas. Então, é fundamental que a gente tenha isso como foco principal”, finalizou o presidente da Adufal, sobre o assunto.

A sessão extraordinária do Consuni pode ser assistida na íntegra pelo YouTube da Ufal. Clique aqui para acessar.

Fonte: Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail