24/03/2021
Atualizada: 24/03/2021 17:54:27


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) participou, na tarde desta terça-feira (23), de uma audiência com a Reitora da Ufal para dialogar sobre as dificuldades sinalizadas pelos professores/as a respeito do ensino remoto e da utilização das plataformas digitais nas atividades pedagógicas.

A audiência aconteceu de forma online e foi agendada após solicitação da entidade à Gestão da Ufal, por meio de um ofício protocolado à Universidade no dia 1 de março. 

Na reunião, representaram a Adufal o presidente Jailton Lira; a vice-presidenta, Sandra Lira; a primeira secretária, Esmeralda Moura; a diretora de Divulgação e Imprensa, Tânia Voronkoff; a diretora suplente de Política Cultural, Terezinha Ataide; e o vice-tesoureiro, Altair Silva. O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, e outro representantes da administração da Universidade, também estiveram presentes.

A primeira pauta apresentada pela Adufal foi sobre a necessidade do acompanhamento dos/as docentes que têm relatado extremas dificuldades em suas práticas profissionais devido à não familiaridade com as novas tecnologias de informação e comunicação, em razão do ensino remoto.

Para este ponto específico, ficou estabelecido na audiência que será criada uma central de apoio aos/as docentes para atividades não presenciais.

O segundo ponto apresentado pela Adufal foi sobre a utilização de plataformas digitais para atividades pedagógicas. Para esta questão, foi definida a criação de uma comissão especial de acompanhamento e implementação de soluções digitais em administração e ensino, para propor mecanismos de discussão democrática sobre o tema.

Farão parte desta comissão a Adufal, o Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) e os setores da administração da Universidade: Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Coordenadoria Institucional de Educação à Distância (CIED) e a Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

“A comissão deve discutir formas que possibilitem um debate amplo e democrático sobre plataformas, software, propriedade intelectual, utilização das informações dos usuários para fins públicos, e todas essas questões ligadas ao mundo digital”, explicou o presidente da Adufal, professor Jailton Lira.

As discussões da reunião se basearam na apresentação do relatório elaborado pela Adufal, sobre as questões que foram discutidas tanto nas plenárias realizadas neste mês de março com a base docente, quanto na assembleia geral online, realizada na manhã de terça-feira (23).

Fonte: Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail