15/04/2021
Atualizada: 15/04/2021 15:24:20
Em meio ao momento mais crítico da pandemia de Covid-19 no Brasil, a Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (13), a urgência na tramitação do Projeto de Lei 5595/2020. A proposta, de autoria das deputadas Paula Belmonte (Cidadania-DF) e Adriana Ventura (Novo-SP), reconhece a Educação Básica e o Ensino Superior, em formato presencial, como serviços e atividades essenciais.
O projeto veda a suspensão das atividades educacionais em formato presencial nas escolas e instituições de ensino superior, públicas e privadas. Ou seja, proíbe o fechamento de escolas e universidades durante a pandemia.
Pelo texto, a suspensão das atividades acadêmicas presenciais poderá ocorrer em “situações excepcionais e baseado em critérios científicos comprovados”. Parlamentares de diversos partidos disseram que a proposta coloca em risco estudantes, professoras e professores e demais trabalhadoras e trabalhadores da educação. Mesmo deputadas e deputados favoráveis à volta das aulas consideram que a proposta deve ser melhor discutida.
A proposta coloca em risco a vida de todos e todas envolvidos na comunidade escolar e universitária. Além disso, interfere na autonomia de estados e municípios sobre a decisão de abertura ou não de escolas e universidades de acordo com as condições de cada localidade. Fere também a autonomia universitária, prevista na Constituição, que assegura às instituições decidir sobre o funcionamento das instituições de ensino superior.
“A Universidade dispõe de autonomia constitucional suficiente para definir sobre esse retorno apenas quando as condições sanitárias do país permitirem. A nossa posição é contrária a esse Projeto de Lei, que é não somente desumano, mas irresponsável e que apenas aprofundará o caos social que o país enfrenta hoje”, diz o presidente da Adufal, Jailton Lira.
Tramitação
Agora tramitando em caráter de urgência, o projeto dispensa as formalidades regimentais e poderá ser aprovado diretamente no plenário, a qualquer momento, sem a necessidade de passar pela análise conclusiva nas comissões de Educação; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Se aprovado na Câmara dos Deputados, o projeto segue para votação do Senado. Caso também seja aprovado na segunda Casa, o texto será encaminhado ao presidente da República para sansão, entrando em vigor a partir de então.
Mobilização contra o PL 5595/20
Diante dos perigos que o Projeto de Lei 5595/20 apresenta para o sistema de educação e de saúde, afetando diretamente os professores/as e estudantes, a Adufal reforça seu posicionamento de que o retorno das aulas presenciais só deve ocorrer, unicamente, após a vacinação de todos/as.
Pressione os parlamentares alagoanos enviando mensagens para se posicionarem contra o PL 5595/20 e, portanto, em defesa da vida. Abaixo estão as redes sociais dos deputados e senadores, bem como os e-mails.
Sugestões de mensagens:
Proibir a suspensão das aulas presenciais no momento atual em que o Brasil se encontra só irá aprofundará o caos da pandemia de Covid-19. Vote contra ao PL 5595/20! Em defesa da vida! #EssencialÉInvestirNaEducação
Volta às aulas presenciais só deve ocorrer após a vacinação de todos e todas. Vote contra ao PL 5595/20! Em defesa da vida! #EssencialÉInvestirNaEducação
O Projeto de Lei 5595/20 coloca em risco estudantes, professoras e professores e demais trabalhadoras e trabalhadores da educação. Vote contra ao PL 5595/20! Em defesa da vida! #EssencialÉInvestirNaEducação
Se a educação presencial é atividade essencial, por que profissionais da educação não estão incluídos no público preferencial para a vacinação contra a Covid-19? Vote contra ao PL 5595/20! Em defesa da vida! #EssencialÉInvestirNaEducação
Deputados Federais
Deputado Arthur Lira (PP)
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Isnaldo Bulhões Jr. (MDB)
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Paulão (PT)
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