15/04/2021
Atualizada: 15/04/2021 16:59:44


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) assinou, na última terça-feira (13), uma moção de repúdio ao retorno das aulas presenciais em Alagoas. O documento, assinado também por outras entidades do estado, foi divulgado após a Câmara dos Deputados aprovar a urgência de um Projeto de Lei que proíbe a suspensão das atividades educacionais, mesmo durante a pandemia.

Confira a moção de repúdio na íntegra em anexo desta matéria.

A proposta que tem sido motivo de grande preocupação para os profissionais da educação e estudantes é o Projeto de Lei 5595/20, que propõe tornar a educação básica e superior um serviço essencial e proíbe a suspensão das atividades educacionais presenciais em escolas e instituições de ensino superior públicas e privadas, mesmo durante o processo de enfrentamento à pandemia de Covid-19.

No documento de repúdio à proposta, as entidades alagoanas destacam os problemas que a sociedade brasileira tem enfrentado devido à pandemia e às falhas graves de gestão e condução das políticas públicas no atual momento.

“Mesmo observando que o vírus não escolhe classe social, raça ou gênero, é notável que a maior parte das vítimas são pessoas de baixa renda da classe trabalhadora pobre. A crise econômica que já estava instalada, somada à pandemia, está aumentando de forma considerável a perda de renda da classe trabalhadora”, diz um trecho da moção.

As entidades ressaltam que, com a pandemia, a precarização da educação se tornou ainda mais evidente. “Os prejuízos educacionais para nossos estudantes são grandes, entretanto, quando os municípios sinalizam a abertura das escolas públicas, põem em risco o bem maior - a vida de milhares de pessoas, diante do atual estágio de contaminação e descontrole da propagação do vírus”, reforça o documento.

As entidades reafirmam o compromisso com a educação em Alagoas, o repúdio e o posicionamento contrário à abertura das escolas e cobram inclusão digital para os estudantes e profissionais da educação; campanhas educativas sobre o enfrentamento à pandemia; testagem em massa e vacinação dos profissionais para o retorno das aulas, entre outros pontos.

O documento traz, por fim, a carta de alerta dos cientistas aos gestores e governantes brasileiros, na íntegra, com o objetivo de estimular a reconsideração dos gestores municipais de Alagoas, apontando a ausência das condições necessárias para o retorno das aulas presenciais no estado.

Além da Adufal, a moção foi assinada também pela Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope-AL), pelo Centro de Educação da Ufal (Cedu), Fórum Alagoano de Educação de Jovens e Adultos (Faeja), Fórum Alagoano de Defesa da Educação Infantil (Fadedi), Fórum Estadual Permanente de Educação do Campo de Alagoas (Fepec) e pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal).

Fonte: Vanessa Ataide/Ascom Adufal *sob supervisão

Anexos

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail