31/05/2021
Atualizada: 31/05/2021 16:06:56


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) vem a público manifestar total repúdio às ações de violência da Polícia Militar (PM) de Pernambuco contra manifestantes durante os protestos do “Fora Bolsonaro”, ocorridos no último sábado (29).

Os protestos realizados contra a gestão desastrosa do governo Bolsonaro na pandemia aconteceram em todo o Brasil, mas em Recife, capital pernambucana, o protesto pacífico foi marcado pela violência policial.

Durante a manifestação, a Polícia Militar fez uso de gás lacrimogêneo, balas de borracha e spray de pimenta em uma repressão violenta que atingiu não somente as pessoas que protestavam no centro de Recife, mas inclusive, cidadãos que passavam pelo local de protesto.

A vereadora Liana Cirne Lins (PT), que estava no ato, foi uma das manifestantes agredidas pela ação policial. Liana precisou receber atendimento médico de emergência após ser atingida com spray de pimenta. 

Ainda durante o ato, duas pessoas foram atingidas por bala de borracha no olho. Daniel Campelo da Silva, que passava pelo local para comprar material de trabalho perdeu o globo ocular do olho esquerdo. Jonas Correia de França, também perdeu a visão, após uma bala de borracha ser disparada contra seu olho direito. Os dois homens atingidos foram internados no Hospital da Restauração. 

A Adufal repudia todo e qualquer ato de violência ou ação que venha a ferir e/ou impedir a liberdade de expressão. A entidade ressalta que, para além da defesa da Educação e da categoria docente, também luta pelos direitos e pela dignidade do povo brasileiro, a exemplo do Manifesto Pela Vida e Pelo Brasil que foi assinado pela Adufal

A Adufal reforça um dos pontos de reivindicação do abaixo-assinado citado acima, sobre a importância da “investigação dos crimes cometidos, com afastamento das autoridades públicas envolvidas e sua responsabilização pelas ações e omissões contra a vida do povo brasileiro”, principalmente durante a pandemia causada pela Covid-19.

Por fim, a Adufal manifesta todo o apoio e solidariedade aos manifestantes e às vítimas dessa repressão policial completamente irresponsável e violenta.

Fonte: Vanessa Ataide/Ascom Adufal *sob supervisão

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail