21/06/2021
Atualizada: 21/06/2021 16:36:44


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) realizou uma reunião online com a base docente na manhã desta segunda-feira (21), ocasião em que foram definidos os observadores para o 12º Conad Extraordinário do Sindicato Nacional.

A princípio, a reunião foi convocada como assembleia geral online, porém como não houve quórum suficiente, os docentes permaneceram reunidos para dialogar sobre as pautas convocadas, que foram: informes, campanha Fora Bolsonaro, 12º Conad Extraordinário e início do período letivo 2020.2.

A professora e vice-presidenta da Adufal, Sandra Lira, e o professor Aruã Lima se disponibilizaram para representar a seção sindical no próximo Conad Extraordinário, que ocorrerá nos dias 2, 3 e 10 de julho, com o tema central “Em defesa da vida, da educação pública e dos serviços públicos: resistir é preciso!”. 

No início da reunião, o representante do Departamento de Administração de Pessoal (DAP), Bruno Silva, fez uma breve fala para explicar o que tem sido feito para o restabelecimento do pagamento da rubrica URP (segundo grupo), que foi retirada no mês de maio devido uma mudança no sistema.

“Após diversas diligências e contatos com o Ministério da Economia - também fizemos reuniões com a Adufal, Sintufal, gabinete do reitor – adotamos todas as providencias, no sentido de conversar e adotar as medidas necessárias para que houvesse o imediato reestabelecimento. Então, houve um mutirão aqui no DAP de cálculo dos retroativos e reinclusão dos pagamentos da URP”, explicou Bruno Silva.

Os/as docentes também falaram sobre a campanha contra a reforma administrativa e pelo ‘Fora Bolsonaro’. A diretoria mencionou os esforços que vêm sendo feitos em âmbito local para barrar a PEC 32/2020, com o apoio de outros sindicatos, entre outras ações midiáticas.

“Temos essa reforma administrativa andando muito rapidamente por determinação do presidente da Câmara para agradar o mercado, agradar o governo, agradar o setor privado. (...) Nós temos trabalhado na perspectiva de sensibilização dos prejuízos que a reforma administrativa pode trazer para os serviços públicos em Alagoas e, consequentemente, afetando a população que mais precisa do serviço público”, disse o presidente da Adufal, Jailton Lira.

A professora Sandra Lira mencionou o crescimento da adesão da população nas manifestações pelo ‘Fora Bolsonaro’, a exemplo do protesto de 29 de março em comparação com este último, de 19 de junho, que contou com um público consideravelmente maior.

“No ato deste sábado nós procuramos marcar presença com bandeiras, faixas e camisetas, para ter a visualização da nossa participação enquanto universidade em defesa da ciência e em defesa da universidade pública. Nessa conjuntura, a gente verifica que temos um campo democrático mais forte. O desgaste de Bolsonaro é evidente”, frisou a vice-presidenta, Sandra Lira.

Na pauta sobre ensino remoto, o Pro-reitor de Graduação, Amauri da Silva Barros, apresentou dados parciais sobre o período letivo 2020.1, de pesquisa realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

“As dificuldades são grandes. O problema de conexão de internet é um mal generalizado. Para os nossos alunos é muito mais acentuado esse problema. Temos todas essas dificuldades, problemas de conexão, problemas de equipamentos, uma série de questões envolvidas nesse tema, mas se você fizer uma análise das respostas, a ampla maioria pretende continuar no ensino remoto, por necessidade, é claro, e nós estamos fazendo o possível para melhorar a situação para todos”, explicou o Pró-reitor.

Ainda sobre o ensino remoto, o professor Luciano Santos argumentou sobre o prejuízo na relação professor-aluno, quando comparado ao ensino presencial. “É frustrante dar aula com os alunos com todas as câmeras apagadas, com a sensação de que a gente tá conversando sozinho”.

Por fim, foi sugerido o aprofundamento da discussão sobre o ensino remoto junto à base docente, em reunião específica sobre o assunto.

Fonte: Karina Dantas/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail