14/07/2021
Atualizada: 14/07/2021 17:20:58


Integrantes da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) e da administração da Ufal se reuniram, de forma online, na manhã desta terça-feira (13) para dialogar sobre a resposta ao Ofício 011/2021 protocolado pela Adufal, que trata sobre ensino remoto, entre outras pautas.

O documento enviado pela entidade de classe contém dez demandas específicas da categoria docente, estabelecidas após realização de assembleias e plenárias com a base. Durante a reunião, a gestão informou que a criação de uma Comissão para estudar o uso de Plataformas Digitais, Laboratórios Virtuais e temas correlatos será oficializada nos próximos dias.

Embora não haja lastro financeiro no atual momento, a gestão reconheceu que a criação de uma Biblioteca Virtual unificada para toda Ufal é uma necessidade e que este assunto está na ordem do dia com a discussão da modernização dos diversos processos e ações.

O pró-reitor Amauri Barros se comprometeu em convocar a reunião com a biblioteca da Universidade, bem como formalizar a comissão que tratará dessas questões. Segundo o reitor Josealdo Tonholo, a nível nacional também se discute a criação de uma Biblioteca Digital Unificada para as IFES. O pró-reitor estudantil Alexandre Lima, detalhou as ações de assistência estudantil que estão sendo realizadas, assim como destacou as dificuldades na distribuição dos chips para o segmento estudantil, apesar de todo o esforço de comunicação em contactar os discentes contemplados nos editais.

Outros pontos do retorno ao ofício também foram questionados pelo presidente da Adufal, Jailton Lira, durante a reunião, inclusive a ausência do envio de anexos que são mencionados na resposta da Ufal. Os detalhamentos do documento serão discutidos com a base docente em plenária que será convocada em breve.

Sobre o processo eleitoral das Unidades Acadêmicas (UAs), previsto para ocorrer nos próximos dias, a direção da Adufal defendeu que ele seja realizado de forma presencial em data unificada (quando as aulas voltarem ao normal), respeitando o princípio da paridade e de forma que haja participação democrática do segmento estudantil, o que não seria possível caso a consulta fosse realizada online, uma vez que o processo eleitoral implica na inscrição das chapas, apresentação das propostas aos segmentos, debate entre as chapas inscritas, além da própria votação.

Sobre o assunto, o presidente da Adufal ponderou que as limitações do acesso à internet e aos equipamentos eletrônicos poderiam limitar a participação do segmento estudantil. Também considerou positiva a consulta da gestão ao Fórum dos Diretores sobre o tema, no qual os diretores ficaram incumbidos de fazerem a discussão com as suas respectivas unidades, desde que sejam garantidos os princípios da ampla participação e da paridade eleitoral entre os segmentos, cabendo ao Conselho Universitário estabelecer as linhas gerais do processo eleitoral, no que houve plena concordância da gestão da universidade.

Quanto ao tema das rubricas administrativas, ficou acordado que a comissão dos servidores e equipe da reitoria voltará a discutir detalhadamente essa questão em reunião agendada para a próxima segunda-feira (19).

Fonte: Ascom Adufal

Anexos

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail