04/10/2021
Atualizada: 20/10/2021 15:30:37


O Conselho de Representantes da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) aprovou, na manhã desta segunda-feira (4), o Regulamento Eleitoral para a eleição da diretoria da entidade no biênio 2021-2023. A reunião para análise e votação do documento ocorreu de forma online, através da plataforma Google Met.

Confira o Regulamento Eleitoral no anexo desta matéria

O encontro se fez necessário uma vez que não houve quórum para deliberar e aprovar o documento na assembleia geral realizada na última quarta-feira (29). Como a segunda instância deliberativa da entidade é o Conselho de Representantes, o grupo, então, recebeu a responsabilidade de avaliar os destaques feitos pela base docente na plenária e aprovar o Regulamento Eleitoral.

Durante a reunião, a primeira-secretária da entidade, professora Esmeralda Moura, ficou responsável por ler os itens do documento que receberam destaque na última assembleia para que os conselheiros presentes pudessem votar por manter o texto original dos itens ou pela sua alteração.

Além do presidente da Adufal, Jailton Lira, outros membros da diretora que também participaram foram: a vice-presidenta, Sandra Lira; a primeira-secretária, Esmeralda Moura; a diretora de política cultural, Rosângela Reis; a diretora suplente de política cultural, Terezinha Ataide; o vice-tesoureiro, Altair Marques e o diretor de política sindical, Cícero Carvalho.

A reunião contou, ainda, com a presença da advogada da entidade, Ilana Silva, para elucidar questões e dúvidas jurídicas quanto ao documento.

Sobre o Conselho

O Conselho de Representantes é um órgão deliberativo da Adufal que deve ser constituído por um representante de cada curso das Unidades Acadêmicas da Ufal e seu suplente, escolhidos por seus pares associados. Os membros da Diretoria Executiva fazem parte do Conselho, com direito à voz e voto.

Entre as competências do Conselho estão: cumprir e fazer cumprir o Regimento da Adufal, formular políticas gerais e específicas da entidade, elaborar documentos básicos sobre problemas de interesse dos associados do ANDES – Sindicato Nacional, criar comissões e grupos de trabalho para realizar estudos e tarefas do interesse da Adufal, analisar e emitir parecer sobre as contas, balanços e orçamentos da Adufal, entre outras atividades.

A função política do Conselho é ser um elo entre Diretoria e base, além de contribuir na mobilização da categoria docente nas lutas para a defesa de seus interesses.

 

Fonte: Vanessa Ataide/Ascom Adufal *sob supervisão

Anexos

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail