18/11/2021
Atualizada: 18/11/2021 12:00:34


O Conselho de Representantes da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) se reuniu, nesta quinta-feira (17), para apreciar a prestação de contas da entidade apresentada pela Comissão Fiscal, instituída pelo próprio Conselho. Na ocasião, foi aprovado o relatório que atesta a regularidade das contas da entidade de 2018 a outubro de 2021.

A Comissão Fiscal, composta por três integrantes, trabalhou durante dois meses, analisando os balancetes, que são publicados mensalmente no site da Adufal, os documentos fiscais comprobatórios in loco na Tesouraria e, ainda, fazendo uma pequena sabatina com o contador da entidade, solicitando esclarecimentos.

Além disso, a Comissão Fiscal também fez algumas recomendações para ajuste nos registros de alguns elementos e, após todas diligências atendidas, foi emitido o relatório atestando que há transparência, lisura e que tecnicamente as contas da Adufal estão corretas.

O relatório, acima mencionado, foi apresentado ao Conselho de Representantes nesta quinta (17) e, após várias considerações e esclarecimentos, o Conselho decidiu aprovar o documento.

A validação do parecer pelo Conselho de Representantes é uma das etapas para a aprovação das contas, pois o relatório ainda será submetido à base docente em assembleia geral a ser convocada.

“É importante ressaltar que esta foi uma meta cumprida pelo próprio Conselho de Representantes, que deliberou que faria a análise das contas da entidade ainda na vigência deste mandato. Então o Conselho de Representantes conseguiu cumprir essa meta, e nesta reunião também fez várias recomendações para aperfeiçoamento do processo de acompanhamento das contas da entidade”, reiterou a vice-presidenta da Adufal, professora Sandra Lira.

Um das recomendações feitas na reunião foi da professora Sandra Lira, que sugeriu a criação de uma Comissão Fiscal permanente, a ser escolhida no próximo mandato do Conselho de Representantes, para que seja realizada uma análise semestral de acompanhamento e um parecer anual sobre as contas da entidade.

Além disso, o professor Alcides Neto também fez uma recomendação de que a Adufal trabalhe na elaboração de um orçamento futuro, tendo como base suas despesas, receitas e investimentos. Dessa forma, mensalmente seria realizada a compatibilização de seus gastos de acordo com o orçamento.

Fonte: Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail