26/01/2022
Atualizada: 26/01/2022 15:15:42


Um projeto desenvolvido através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), vem tentando identificar as mudanças ocorridas nas condições de trabalho dos/das professores/as do ensino superior e educação básica, ao longo da pandemia de Covid-19. A pesquisa está sendo realizada sob a orientação da professora Luciana Caetano da Silva.

Intitulado "Crise Pandêmica e Dinâmicas Locais: reorganização do mercado de trabalho no Estado de Alagoas", o projeto atua no âmbito do plano de trabalho - "As condições de trabalho dos professores da educação básica e do ensino superior, no Estado de Alagoas, no período 2020-2021".

A pesquisa iniciou a partir do entendimento de que o isolamento social exigiu de toda rede de ensino a incorporação de novas ferramentas de trabalho e o desenvolvimento de novos métodos de ensino-aprendizagem, a fim de assegurar a continuidade das atividades de educação.

Dessa maneira, a pandemia – para os/as docentes – acabou causando uma série de mudanças no formato de trabalho. É, por tudo isso, também, que o projeto pretende ouvir os/as docentes através de um questionário, com a finalidade de atender à metodologia e aos objetivos da pesquisa, assegurando aos voluntários total confidencialidade.

Para participar da pesquisa e responder ao questionário, clique aqui.

Mais detalhes sobre o projeto

O projeto também está vinculado ao Grupo de Pesquisa Dimensões e Dinâmica do Mundo do Trabalho (GDIMT) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC/Ufal),

A professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) da Ufal, Luciana Caetano, que é Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente e Doutora em Desenvolvimento Econômico, ambas formações pela Unicamp, é a orientadora do projeto.

A economista já trabalhou na Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) da Ufal, na Secretaria Estadual do Trabalho e no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Fonte: Vanessa Ataide/Ascom Adufal *sob supervisão

2022

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

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