01/02/2022
Atualizada: 01/02/2022 15:19:44


Com grande participação da base docente, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) realizou uma assembleia geral online nesta segunda-feira (31), que iniciou em segunda chamada, às 14h30, e se estendeu até às 19h.

Cinco pautas estavam elencadas na convocação da assembleia. informes; apreciação do parecer da prestação de contas da Adufal; eleição dos delegados do Congresso do Andes; retorno presencial; campanha Salarial dos Servidores Federais (indicativo de greve).

No primeiro ponto de pauta, informes, a vice-presidenta da Adufal, professora Sandra Lira, relatou que a entidade está participando das mobilizações nacionais dos Servidores Públicos Federais (SPFs), bem como das ações locais de organização para o 8 de março.

Logo em seguida, o presidente da Adufal, Jailton Lira, responsável por conduzir a assembleia, passou a palavra para o professor Alcides Neto, membro da Comissão Fiscal designada pelo Conselho de Representantes, para que ele fizesse a exposição do relatório de prestação de contas para os/as associados/as da entidade.

Após a apresentação, foi colocado em votação o parecer de prestação de contas da entidade, das duas últimas gestões (exercício financeiro de 2018 a 2021), e o documento foi aprovado por maioria. Também foi relatado que todo o detalhamento das contas da entidade é publicado mensalmente na página da Adufal, podendo ser acessado por qualquer pessoa. 

O terceiro ponto de pauta foi referente à eleição dos delegados que representarão a Adufal no 40º Congresso do Andes Sindicato Nacional, que ocorrerá de forma presencial, de 27 de março a 1º de abril (domingo a sexta-feira), em Porto Alegre (RS).

De acordo com informação passada pelo Andes-SN na Circular nº 021/2022, a Adufal tem direito a nove delegados de base e um de diretoria. Considerando isso, a professora Sandra Lira apresentou a proposta de montar chapas prontas com a quantidade de delegados estipulada e submeter à votação em assembleia. A proposta foi votada pela base docente e aprovada por maioria.

Foram apresentadas duas chapas, a Chapa 1 (Renova Andes) composta pelo professor Jailton Lira, como representante da Diretoria, e pela base os professores e professoras: Sandra Lira (Cedu), Celi Taffarel (Arapiraca), Flávio Melo (Cedu), Jarbas Ribeiro (Arapiraca), Luciana Caetano (Feac), Ailton Galvão (Ceca), Socorro Dantas (IEFE), Thiago Trindade (Delmiro) e Janayna Paula (Cedu), como titulares.

A Chapa 2 apresentou como composição os/as docentes Afonso Espíndola (CECA), Tiago Cruz (CEDU), Osvaldo Maciel (ICHCA), Suzana Barrios (CEDU), Betania Brito (Arapiraca), Lucas Lima (Delmiro Gouveia), Marcos Ricardo (Delmiro Gouveia), Leonidas Marques (Delmiro Gouveia) e Aruã Lima (FSSO).

Cada chapa teve direito a seis minutos para apresentação de tese e em seguida as chapas foram submetidas à votação na assembleia, vencendo a Chapa 1 por maioria.

O quarto ponto de pauta discutiu as condições de ensino remoto e a perspectiva de retorno presencial na Ufal. Diversos docentes se inscreveram para fala e relataram suas opiniões sobre o assunto, mencionando a situação atual pela qual passa o estado de Alagoas em relação à pandemia de Covid-19.

Duas propostas foram apresentadas para votação da assembleia, sendo a primeira de um indicativo de retorno presencial em março com o Consuni traçando o plano de biossegurança condicionado as condições sanitárias e exigência vacinal; e a segunda proposta foi de construir o plano de biossegurança não estabelecendo data de retorno, com a perspectiva para o próximo semestre (2021.2).

A segunda proposta venceu na votação da assembleia, estabelecendo assim a forma com que a Adufal apresentou a posição dos docentes na reunião do Consuni realizada nesta terça (1), que discutiu o ensino remoto e deliberou pelo indicativo de retorno presencial em 21 de março, com possibilidade de alteração conforme cenários da Covid, e exigência do passaporte vacinal. Na ocasião, a Adufal apresentou as propostas feitas na assembleia para que sejam incorporadas ao plano de retorno.

O último ponto de pauta discutido na assembleia da Adufal foi sobre a campanha Salarial dos Servidores Federais e o indicativo de greve nacional para março. A professora Sandra Lira apresentou um calendário de mobilização que estipula até 10 de abril para revisão geral do funcionalismo federal e até 4 e julho para reposição da inflação, entre outras ações.

A adesão ao calendário de mobilização e ao indicativo de greve do funcionalismo público foi aprovada por aclamação na assembleia da Adufal. Confira o calendário abaixo.

CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÃO

PRAZOS:

  • Até 10 abril para revisão geral do funcionalismo federal.
  • Até 04 de julho para reposição da inflação.
  • 02/02/22 – Mobilização nacional.
  • 07 a 11/02 – Plenárias Estaduais
  • 14 a 25/02 – Jornada de lutas e estado de greve.
  • 09/03 – GREVE NACIONAL dos SPFs.
Fonte: Karina Dantas/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail