17/03/2022
Atualizada: 18/03/2022 21:47:22


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), o Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) e o Movimento Estudantil da Ufal realizam, na próxima quarta-feira, 23 de março, a Conferência Livre da Ufal para debater o tema “Políticas Públicas da Educação Superior”.

Clique aqui para se inscrever e participar da Conferência.

A atividade faz parte do processo de construção da Conferência Estadual Popular de Educação (CONEPE), marcada para acontecer nos dias 24 e 25 de março, sendo esta última uma etapa para a Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) 2022, que será realizada entre os dias 10 e 12 de junho, em Natal, Rio Grande do Norte.

A delegação de Alagoas que participará do Conferência Nacional Popular de Educação será escolhida durante a Conferência Estadual Popular de Educação.

Sobre a Conferência Livre da Ufal

A Conferência Livre da Ufal será dividida em dois momentos. O primeiro momento consiste em uma mesa de debate online, a ser transmitida pela conta da Adufal no YouTube (Adufal TV), composta por representantes das entidades organizadoras, do Fórum Estadual Permanente de Educação de Alagoas (Fepeal), da União Nacional dos Estudantes (Une) e da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra).

O segundo momento da atividade será realizado em três salas de reunião separadas, através da plataforma Zoom, uma para cada público da atividade: docentes, técnicos e estudantes.

Nesta etapa da Conferência, os participantes inscritos irão aprofundar a discussão sobre o tema em seus respectivos grupos e eleger delegados/as para a CONEPE.

O link para a transmissão da mesa online já está disponível. Clique aqui para salvar o lembrete no Youtube.

O integrante da direção do Centro Acadêmico de Pedagogia da Ufal (CAPED/Ufal), Kelvin Madeira, reforçou a importância da participação dos estudantes na atividade. "Esse ano acontece a Conferência Estadual e a Nacional Popular de Educação e os estudantes também estão se organizando. É muito importante ocuparmos esses ambientes de discussão e de formação para reivindicarmos nossos direitos e apresentarmos nossas ideias, democratizando esse espaço. Por isso, a gente convoca os estudantes e todos os centros acadêmicos para participarem da Conferência Livre da Ufal, um momento fundamental para fazer parte desse processo [CONAPE] que decide os rumos da educação pública do nosso país", ressaltou. 

A Adufal lembra que o link da sala de reunião será enviado para o e-mail de cada participante que se inscreveu da Conferência, por isso a importância de preencher o formulário de inscrição.

Sobre a CONAPE

A Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) aborda neste ano o tema “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”.

O lema da Conferência Nacional também já foi divulgado: “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

O principal objetivo da CONAPE é mobilizar todos os setores e segmentos da educação nacional dedicados à defesa do Estado democrático de direito, da Constituição Federal de 1988, do Plano Nacional de Educação (PNE) e de um projeto de Estado que garanta educação pública, com a mais ampla abrangência, de gestão pública, gratuita, inclusiva, laica, democrática e de qualidade social para todas e todos, para consolidar uma plataforma comum de lutas pela educação no país.

Em anexo desta matéria, confira o documento referência do CONAPE 2022.

Fonte: Vanessa Ataíde/Ascom Adufal

Anexos

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail