05/04/2022
Atualizada: 05/04/2022 17:51:07


A delegação da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) participou, na última semana, do 40º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES- SN) que, neste ano, teve como tema “A vida acima dos lucros: ANDES-SN 40 anos de luta!”. O evento aconteceu em Porto Alegre, entre os dias 27 de março e 1 de abril.

Seguindo as instruções do ANDES-SN, a Adufal teve direito a nove delegados/as de base e um de diretoria. O grupo representante foi votado pela categoria docente durante assembleia geral online, realizada em 31 de janeiro deste ano.

Como representante da Diretoria, compôs o grupo o professor Jailton Lira, presidente da Adufal. Pela base, integraram a delegação os professores e professoras: Sandra Lira (Cedu), Celi Taffarel (Arapiraca), Flávio Melo (Cedu), Jarbas Ribeiro (Arapiraca), Luciana Caetano (Feac), Ailton Galvão (Ceca), Socorro Dantas (IEFE), Janayna Paula (Cedu) e Rosangela Reis (CTEC).

O presidente da Adufal, professor Jailton Lira, avaliou a presença da deleção de Alagoas no 40º Congresso do Andes-SN como sendo de extrema importância para ampliar a articulação com os conjuntos das seções sindicais.

“De maneira geral, eu considero que a participação da Adufal com uma delegação grande foi importante porque permitiu que a gente se informasse sobre as estratégias de ação sindical e em relação à Campanha Salarial Emergencial que as demais Associações Docentes vêm tomando ao longo da pandemia, unificando as ações para o próximo período, além de participar dos eixos temáticos que discutiram as questões relacionadas ao mundo do trabalho e ao movimento sindical”, pontuou o docente.

Lutas e reivindicações

Durante o evento, ficou definido que a principal tarefa da categoria docente em 2022, além da campanha salarial, é a retomada da democracia e a luta pelo fim do governo Bolsonaro.

As pautas, inclusive, fizeram parte do ato público "Pelas Liberdades Democráticas e em Defesa do Serviço Público", realizado em Porto Alegre (RS), no dia 1 de abril, e que encerrou o Congresso do Andes-SN.

Durante o trajeto do ato, que reuniu cerca de duas mil pessoas, palavras de ordem foram entoadas pelo fim do governo Bolsonaro, em defesa da democracia, dos serviços públicos e dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores.

No carro de som, representantes das entidades chamavam atenção da população acerca da realidade vivida no país, de carestia e pobreza, com o aumento abusivo nos preços dos combustíveis e da alimentação.

O presidente da Adufal, Jailton Lira, que esteve no ato junto ao demais integrantes da delegação da Adufal, reforçou a representatividade do grupo na manifestação. “Representamos a Universidade neste ato histórico em defesa da democracia, finalizando o 40º Congresso do Andes-SN. Esse foi um momento de extrema importância para a luta docente”, finalizou.

O 41º Congresso do Andes-SN

O 41º Congresso do Andes-SN já tem local definido. Pela primeira vez, a cidade de Rio Branco (AC) vai sediar o Congresso do ANDES-SN. A 41º edição da instância máxima de deliberação da categoria ocorrerá no Acre, localizado na região de tríplice fronteira amazônica, composta por Brasil, Bolívia e Peru.

A capital acreana, única candidatura apresentada como sede para o próximo Congresso, foi aprovada por ampla maioria pelas e pelos docentes do 40º Congresso do Sindicato Nacional, na plenária do Tema 4 – Questões Organizativas e Financeiras.

Fonte: Vanessa Ataide/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail