07/04/2022
Atualizada: 08/04/2022 14:30:47


O presidente e a vice-presidenta da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), Jailton Lira e Sandra Lira, participaram de uma reunião realizada nesta quinta-feira (7), na Secretaria de Saúde de Maceió, para dialogar sobre o edital de terceirização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital alagoana.

Além dos representantes da Adufal, estiveram presentes no encontro o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, e representantes da Comissão para enfrentamento das ações de terceirização das Unidades e Serviços da Atenção Básica de Saúde em Maceió, instituída pelo Conselho Universitário (Consuni) na última terça-feira (5).

Para representar a Prefeitura de Maceió, estiveram na reunião a secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes, e o secretário municipal de Governo de Maceió, Ivan Carvalho.

Deliberação do Consuni
A reunião foi solicitada pela Reitoria da Ufal após deliberação no Consuni, realizado na última terça-feira (5), sobre a necessidade de dialogar com a Prefeitura de Maceió acerca das preocupações da Universidade quanto ao edital de terceirização da saúde pública da capital.

Para tratar do assunto, o Consuni decidiu formar uma comissão, mencionada anteriormente, - composta pela Gestão da Universidade, Unidades Acadêmicas de Saúde da Ufal e a Adufal - que ficou responsável por estabelecer o diálogo com a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura de Maceió.

Na reunião
Durante a reunião desta quinta (7), a comissão explicou que, para além da fragilização e sucateamento do serviço público, outra preocupação da Universidade com o edital de terceirização é em relação aos campos de estágio.

De acordo com a professora Sandra Lira, a saúde pública já sofre com o processo de privatização dentro das unidades básicas de saúde nessa área.

“As instituições privadas oferecem pró-labore para os profissionais das redes para que eles recebam seus estudantes. Algo que as instituições públicas não fazem. Então, a Ufal, a Uncisal e o Ifal, que têm cursos tecnológicos na área da Saúde, já estão sofrendo com o problema do campo de estágio, porque a gente já tem o processo de privatização nesse meio”, explicou a docente.

“Agora, com o edital de terceirização, há uma profunda preocupação das instituições públicas de não terem mais o acesso às Unidades Básicas de Saúde. Principalmente quando, na realidade, nossos estudantes começam a frequentar e a vivenciar as unidades de saúde públicas desde o primeiro semestre. Porque os cursos de Saúde da Ufal têm, por foco, a formação do profissional para o SUS”, finalizou a vice-presidenta da Adufal, professora Sandra Lira.

Ainda na reunião, a Adufal reforçou seu posicionamento contrário ao edital de terceirização das Unidades Básicas de Saúde, ressaltando a importância do Município defender e fortalecer os princípios e a manutenção do Sistema Único de Saúde (SUS) em Maceió.

A comissão da Universidade solicitou, também, que a gestão municipal reavalie o edital. Para reforçar o pedido, a Reitorial da Ufal entregou um ofício com o posicionamento da instituição em defesa do SUS e contra as ações de privatização da Saúde na capital alagoana. 

Confira o documento em anexo desta matéria. 

Uma nova reunião deve ocorrer para dar sequência ao diálogo sobre o assunto e para garantir a continuidade dos estágios dos estudantes da Saúde da Ufal.

Ato público
Ainda nesta quinta-feira (7), um ato público foi realizado em frente à sede da Prefeitura de Maceió contra a privatização da Atenção Básica e dos Serviços Odontológicos da capital alagoana.

Confira os registros do ato:

Fotos: Sinteal

Fotos: Sinteal

Fotos: Sinteal

Fonte: Vanessa Ataide/Ascom Adufal

Anexos

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail