04/05/2022
Atualizada: 04/05/2022 09:59:35


A vice-presidenta da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), professora Sandra Lira, marcou presença na reunião do setor das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), ocorrida no dia 22 de abril, em Brasília, convocada pelo Andes – Sindicato Nacional.

Na ocasião, os/as representantes presentes debateram sobre a educação pública, condições de trabalho, carreira e a necessidade de ampliação da luta da classe trabalhadora, diante do acirramento do fascismo.

A carestia, o desemprego, o atentado às políticas públicas e aos serviços públicos, e as manifestações de opressão à classe trabalhadora por meio do racismo, machismo, LGBTQIA+fobia também foram temas abordados na reunião.

O encontro ocorreu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (SINTFUB), localizado na Universidade de Brasília (UnB) e teve como pautas convocatórias: informes gerais, greve nacional dos/as Servidores Públicos Federais (SPFs), encontro das Universidades sob Intervenção, e encaminhamentos.

Em sua fala, a professora Sandra Lira destacou as atividades da Semana de Mobilização programadas pela Adufal para a semana seguinte, e a necessidade de um diálogo entre professores, técnicos e estudantes no interior das Universidades, para que sejam realizadas atividades públicas destinadas à sociedade, denunciando o congelamento de salários, o corte dos recursos das universidades e da ciência e tecnologia, a reforma administrativa e todos os prejuízos que essas ações do governo neoliberal impõem para o conjunto da população.

Diante da escalada de ataques e retrocessos, as e os docentes deliberaram pela realização da Semana de Lutas das Iees/Imes que, reconhecida pelo seu contexto histórico, volta ao calendário de lutas presencial do Setor entre 23 e 27 de maio.

Confira na matéria do Andes-SN mais detalhes sobre a reunião.

Fonte: Karina Dantas/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail