29/11/2022
Atualizada: 29/11/2022 15:24:15


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) recebeu com grande surpresa, nesta terça-feira (29), a informação de que o Governo Federal realizou um novo bloqueio orçamentário nas Universidades Federais, desta vez no montante estimado de R$ 244 milhões, inviabilizando, desta forma, as finanças de todas as instituições que foram prejudicadas com essa medida. Ainda não se sabe o valor específico em que a Universidade Federal de Alagoas (Adufal) será atingida.

A entidade manifesta veemente repúdio às ações do governo Bolsonaro que insiste, até o último momento, em atacar o ensino público do país e sucatear as universidades federais, retirando recursos que são essenciais para o pleno funcionamento das instituições, comprometendo o pagamento de luz, de empregados terceirizados, contratos e serviços, bolsas, dentre outras despesas importantes.

De acordo com a Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a situação se torna ainda mais grave quando se considera o bloqueio orçamentário de R$ 438 milhões efetuado na metade deste ano, e um Decreto do próprio governo federal (Dec. 10.961, de 11/02/2022, art. 14) que prevê que o último dia para empenhar as despesas seja 9 de dezembro. (Confira nota das entidades em anexo)

É preciso reforçar que este novo bloqueio não é uma ação isolada do governo Bolsonaro e na verdade faz parte de um projeto de desmonte que afeta não somente as comunidades acadêmicas das Universidades, mas toda a sociedade brasileira, pois essas instituições têm função social e prestam diversos serviços à população.

Considerando tudo que foi exposto, a Adufal cobrará que as entidades nacionais se articulem de todas as formas possíveis com o objetivo de barrar esse retrocesso gigantesco e também se coloca à disposição para colaborar com o que for preciso a nível local; inclusive convocando a base docente e a sociedade para denunciar e se mobilizar contra esse novo corte orçamentário, exigindo a recomposição dos recursos das Universidades Federais.

A Adufal também informa que solicitou uma audiência com a gestão da Ufal e com dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) para tratar sobre o assunto, que será realizada na tarde da próxima quinta-feira (1), na Reitoria da Universidade.

 

Maceió, 29 de novembro de 2022
Diretoria da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal)

 


Anexos

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail