31/01/2023
Atualizada: 31/01/2023 14:03:30


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) manifesta solidariedade ao professor pesquisador do curso de enfermagem, do Campus Arapiraca, Diego de Oliveira Souza, que, no último dia 27 de janeiro, foi impedido de entrar no México e, em seguida, deportado para o Brasil.

O docente viajava para a Cidade do México com sua família após ter sido contemplado com uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para desenvolver atividades de estágio do seu pós-doutorado na Universidad Autónoma de la Ciudad de México (UACM).

No entanto, ao chegar no aeroporto Benito Juárez, na Cidade do México, o professor foi detido e permaneceu incomunicável e separado de sua família (esposa, filhos pequenos e sogra) por quase 12 horas sob a acusação de que todos portavam vistos falsos, sem direito à apresentação da documentação que comprovaria o motivo da sua viagem.

Diante do ocorrido lamentável, a Adufal informa que está acompanhando de perto os desdobramentos do caso e manifesta seu apoio ao professor Diego de Oliveira Souza, esperando que tudo seja resolvido da melhor forma.


2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail