31/01/2023
Atualizada: 31/01/2023 15:58:17

Fotos: Vanessa Ataide/Ascom Adufal

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) participou, na manhã desta segunda-feira (30), de uma reunião com a Reitoria da Ufal para discutir a construção do Centro de Desenvolvimento do Futebol na universidade e o aumento de notificações de docentes em atividades esporádicas.

Projeto da CBF na Ufal

Acerca da primeira pauta da reunião, a Ufal recebeu uma proposta da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a construção de um Centro de Desenvolvimento do Futebol de Maceió – AL nos terrenos da Universidade, como parte de um contrato firmado entre a FIFA e a CBF denominado ‘Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™’.

O principal objetivo, segundo a CBF, é de fomentar a prática futebolística nos países que sediam a principal competição da modalidade no mundo, especificamente nos 15 estados brasileiros que não receberam jogos da Copa do Mundo da FIFA.

Anteriormente à realização da reunião com a Reitoria da Ufal, a Adufal encaminhou um documento com diversos questionamentos acerca do projeto. Os pontos foram respondidos pela Gestão da Universidade, que se comprometeu em enviar a referida apresentação com as respostas para a entidade de classe, que ainda aguarda. (Veja em anexo o documento na íntegra)

Na ocasião, a principal questão foi referente à posição contrária da Adufal em ceder espaço da instituição para entidades de natureza privada.

Por fim, os presentes na reunião acordaram sobre realizar uma audiência pública, em data a ser convocada pela Ufal, para ampliar a discussão junto à comunidade acadêmica referente à construção do Centro de Desenvolvimento do Futebol na instituição.

Atividades esporádicas dos docentes

A segunda pauta em discussão tratou dos apontamentos de participação dos/as docentes em atividades esporádicas. O assunto foi levado à reunião pela Adufal devido ao aumento dessas notificações recentemente, mas principalmente pelas falhas identificadas nesses apontamentos.

“Não estamos tratando aqui a situação de docentes que descumpriram as normas para colaboração esporádica, mas sim dos professores e professoras que têm a permissão para realização de atividades fora da universidade e, ainda assim, estão sendo notificados”, apontou a vice-presidenta da Adufal, professora Sandra Lira.

Após a discussão, ficou encaminhada a criação de uma comissão composta pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), o Departamento de Administração de Pessoal (DAP) e a Adufal para revisar a Resolução de Nº 03/2003, do Consuni/Ufal (disponível em anexo nesta matéria), que regulamenta a participação de docentes com regime de dedicação exclusiva em atividades esporádicas.

A entidade voltará a divulgar e orientar os/as docentes assim que houver atualizações sobre ambas as pautas.

Participaram da reunião o presidente e a vice-presidenta da Adufal, Jailton Lira e Sandra Lira, respectivamente; os integrantes do Conselho de Representantes, Socorro Dantas e Antônio Passos; a assistente do setor Jurídico, Sônia Titara; e a advogada da entidade, Ilana Cavalcanti. Do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal), participou o coordenador-geral José Marcos Gomes.

Pela gestão da universidade, estavam presentes o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo; do Gabinete da Reitoria, Edson de Souza Bento; e o diretor do Departamento de Administração de Pessoal (DAP), Bruno Silva.

Fonte: Ascom Adufal

Anexos

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail