10/02/2023
Atualizada: 10/02/2023 16:29:39


Nesta sexta-feira (10), último dia do 41º Congresso do Andes-SN, os delegados presentes no evento nacional aprovaram, por ampla maioria, a desfiliação do Sindicato Nacional da CSP-Conlutas, central sindical ao qual estava filiado oficialmente desde 2007.

A votação ocorreu durante a Plenária do Tema IV – Questões Organizativas e Financeiras. Foram 262 votos favoráveis à desfiliação, 127 pela permanência da filiação e 7 abstenções.

Para a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), a desfiliação representa a insatisfação da base docente, considerando que ao invés de promover uma grande união e organização da classe trabalhadora, a CSP-Conlutas apresenta isolamento e rigidez em suas ações.

“Essa decisão retira o Andes do isolamento provocado pela CSP-Conlutas, que é uma central sindical que não se articula com as demais centrais sindicais e acaba sendo um entrave à ampliação da luta política e à unificação do movimento sindical do Brasil”, relata o presidente da Adufal, professor Jailton Lira.

A expectativa, agora em diante, é que o Andes-SN tenha maior atuação nacional e melhor articulação com a categoria docente que possui pautas importantes de luta, como a reivindicação de reajuste salarial.

Delegação da Adufal durante o Congresso do Andes.

Adufal no 41º Congresso do Andes

A delegação da Adufal está presente no 41º Congresso do Andes, que iniciou na segunda-feira (6) e permanece até esta sexta-feira (10), em Rio Branco, capital do Acre. O tema central deste ano é "Em defesa da educação pública e pela garantia de todos os direitos da classe trabalhadora".

Fazem parte da delegação da Adufal: o professor Jailton Lira, presidente da Adufal, como representante da Diretoria, e pela base, as professoras e professores: Sandra Lira (Cedu), Celi Taffarel (Arapiraca), Irailde Correia (Cedu), Marta de Moura (aposentada), Terezinha Ataide (Fanut), Flávio Melo (Cedu), Jarbas Ribeiro (Arapiraca), Luciano Barbosa (CTEC), Janayna de Souza (CEDU) e Rosangela Reis (aposentada).

Nos dois primeiros dias do evento, os mais de 600 docentes debateram sobre os desafios após a eleição do novo governo e a necessidade de continuar a ocupar as ruas na defesa da Educação e dos direitos da classe trabalhadora.

Durante a Plenária de Conjuntura e Movimento Docente, realizada na segunda-feira (6), o presidente da Adufal, Jailton Lira, discursou sobre a importância de ter um sindicato nacional que apoie os movimentos sociais e que defenda a carreira docente.

Notícias relacionadas

41º Congresso do Andes inicia com discussões sobre Movimento Docente e Plano de Lutas

 

Fonte: Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail