17/02/2023
Atualizada: 17/02/2023 15:10:44

Fotos: Karina Dantas/Ascom Adufal

Em audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (17), parte da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) discutiu a construção de um Centro de Desenvolvimento (CD) dentro do terreno da instituição, a partir de um projeto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) esteve presente na ocasião e apresentou as preocupações quanto a firmar uma parceria com um ente de natureza privada.

A audiência iniciou com o chefe de gabinete da Gestão da Ufal, Edson Bento, fazendo uma apresentação do histórico da discussão sobre o projeto, além de apresentar todos os detalhes da proposta da CBF. Em seguida, foi disponibilizado o microfone para as inscrições de fala.

“Quero que entendam que a nossa posição não é contrária à proposta, não é contrária à iniciativa, mas estamos reforçando que é preciso que se faça uma reflexão e crie medidas cautelares e preventivas para impedir que a CBF ou qualquer instituição privada se utilize de um convênio específico para se apropriar de um espaço que é público”, afirmou o presidente da Adufal, Jailton Lira.

Presidente da Adufal, professor Jailton Lira.

O professor Jailton Lira também lamentou que a audiência pública estivesse ocorrendo de forma esvaziada, considerando o período de pré-carnaval, embora seja um dia letivo.

Diversos professores e estudantes também utilizaram o momento de fala para pontuar suas opiniões, sejam elas contrárias à construção do CD ou favoráveis à cessão do espaço à CBF.

“A preocupação da gente ceder espaço público para o setor privado é extremamente pertinente. (...) Mas a gente precisa ver o que está posto na proposta. E eu não estou conseguindo ver, por esses termos que estão postos hoje, malefícios para a Ufal se tivermos esse projeto aqui dentro”, disse o professor do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe) da Ufal, Felipe Souza.

O professor Antônio Passos, também do Iefe, explanou suas preocupações quanto à concessão do espaço público para a CBF, uma organização privada. “Não é por que vemos que a Universidade tem todo esse espaço grande e sem ocupação que vamos ceder para que ocupem de qualquer forma, porque a gente vai estar ceifando a história do futuro desta Universidade. Então os cuidados são fundamentais”, relatou.

Professor Antônio Passos, do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe) da Ufal

A Adufal foi a responsável por solicitar a realização da audiência pública, por entender que é de extrema importância que toda a comunidade acadêmica da Ufal participe do debate para que todos e todas possam conhecer a proposta e discutir o melhor encaminhamento sobre essa demanda.

A discussão deve ser encaminhada para deliberação no Conselho Universitário (Consuni), em data a ser marcada pela Gestão da Ufal.

Fonte: Karina Dantas/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail