01/03/2023
Atualizada: 01/03/2023 10:26:10

Imagem: Fonacate

O governo federal pediu mais alguns dias para apresentar a contraproposta na negociação de reajuste salarial para as servidoras e os servidores públicos federais. A solicitação ocorreu durante a segunda reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), realizada na tarde desta terça-feira, 28 de fevereiro.

Em ofício divulgado no último dia 16 de fevereiro, o governo apresentou uma proposta de reajuste salarial de 7,8% sobre a atual remuneração, a partir de 1º de março de 2023.

Dias depois, em 24 de fevereiro, as entidades representativas dos servidores públicos federais aprovaram o envio de uma contraproposta ao governo federal sobre a recomposição salarial de 13,5%.

No documento enviado pelo Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) e protocolado para o secretário de Gestão de Pessoas e de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Sérgio Mendonça, as entidades destacam que o percentual de 7,8% está muito aquém das perdas acumuladas nos últimos anos.

A expectativa das entidades representativas era de que o governo apresentasse uma nova proposta de reajuste salarial já durante a segunda reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente, que ocorreu nesta terça (28).

No entanto, apesar do secretário Sérgio Mendonça não apresentar uma contraproposta, ele prometeu anunciar uma réplica à sugestão enviada pelo Fonacate até a próxima sexta-feira, 3 de março.

Ainda durante a reunião, o pedido de melhoria nos auxílios alimentação, saúde e creche também foi reiterado pelos representantes dos servidores e servidoras.

O secretário Sérgio Mendonça disse ainda que entende que a demanda dos servidores pelo aumento é emergencial e ressaltou que o governo tem interesse em fechar a negociação o mais breve possível. Ele pontuou que, fechando a negociação nesse mês de março, o acordo passa a valer a partir de abril, com efeito financeiro em maio.

Encaminhamentos

Como um dos encaminhamentos da reunião, Mendonça informou que vai repassar o que foi discutido no encontro à ministra da Gestão, Esther Dweck, para que seja possível analisar as possibilidades de melhoria da proposta.

Além disso, ocorrerá uma nova reunião para analisar a futura proposta de reajuste salarial do governo federal já na próxima terça-feira, dia 7 de março.

Fonte: Ascom Adufal com informações da Ascom Fonacate

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail