06/03/2023
Atualizada: 06/03/2023 12:51:48

Foto: Lázaro Mendes/Andes-SN

O presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), Jailton Lira, e a tesoureira, Rosangela Reis, estiveram presentes na reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), realizada no último sábado e domingo, 4 e 5 de março, na sede do Andes – Sindicato Nacional, em Brasília. O encontro teve como pauta principal a campanha salarial dos servidores públicos federais.

Presidente e tesoureira da Adufal, Jailton Lira e Rosangela Reis, respectivamente

O primeiro dia de reunião foi dedicado aos informes da diretoria do Andes-SN e das seções sindicais presentes, além do início dos debates sobre o processo de negociação salarial e as demais reivindicações da categoria apresentadas ao governo federal.

Com a palavra, o presidente da Adufal, professor Jailton Lira

“Apesar deste ano ter começado melhor do que o ano passado, em termos de perspectiva política para os sindicatos, para a sociedade brasileira, para o conjunto da população, nós sabemos que nada será fácil e demanda unidade, organização e trabalho com a base”, avaliou o presidente da Adufal, professor Jailton Lira.

Presidente da Adufal, professor Jailton Lira

No segundo dia, os/as docentes deram sequência à discussão sobre a campanha salarial e trabalharam também o plano de lutas do segmento, deliberado no 41⁰ Congresso do Sindicato Nacional, seguindo as resoluções para a atuação em conjunto com as demais entidades de servidoras e servidores federais como, por exemplo, priorizar e intensificar a luta pela revogação da Emenda Constitucional 95/2016, do teto dos gastos sociais, e pelo arquivamento da PEC 32/20, da contrarreforma Administrativa.

Uma nova reunião do Setor das Ifes deve ocorrer no dia 13 de março, próxima segunda-feira.

 

Encaminhamentos

Encerrando o encontro, os/as docentes encaminharam ações e atividades a serem desenvolvidas nas próximas semanas para fortalecer a luta conjunta dos servidores públicos federais pela recomposição emergencial salarial e as demais pautas da categoria. Confira o calendário:

 

De 27 a 30 de março: mobilização nas bases e audiência em Brasília sobre orçamento.

4 de abril: encontro das universidades sob intervenção para construir campanha e demais ações com audiência pública no Ministério da Educação (MEC) e mesa de debate.

De 10 a 14 de abril: Semana de Luta e Ocupação das Ifes - com indicativo de paralisação para o dia 12 de abril - (Por condições de trabalho, pela valorização da carreira docente e pela recomposição dos orçamentos):

1) Rodas de conversa, aulas públicas, apresentações artísticas culturais, panfletagens, faixaços, assembleias, debates.

2) Construir com as demais entidades da educação e trabalhadores terceirizados (as), onde for possível.

 

Outras ações a serem desenvolvidas:

- Solicitação de audiência com o Ministério da Educação (MEC) para tratar da pauta da recomposição dos orçamentos;

- Construção das pautas para Mesas Setoriais;

- Dia Nacional de Luta pela Recomposição do Orçamento (atividade que será construída conjuntamente com as entidades da educação);

- Solicitação de uma agenda junto ao Ministério da Educação (MEC) sobre a Portaria da 983/2020, conjuntamente com as demais entidades da educação (solicitação da revogação);

- Construção de uma agenda de luta com as entidades da educação pautando os seguintes temas:

  • Revogação do Ensino Médio - construção do dia 15;
  • Reuni Digital e 40% EAD;
  • Intervenções;
  • Nota técnica 2556/2018 (progressões e promoções);
  • Marco Legal da Ciência e Tecnologia.
Fonte: Vanessa Ataíde/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail