08/03/2023
Atualizada: 08/03/2023 19:41:28

Ato público de 8 de março. Fotos: Karina Dantas/Ascom Adufal

Com o mote “Pela Vida das Mulheres”, milhares de alagoanas ocuparam as ruas do centro de Maceió, nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. O ato público teve concentração na Praça do Centenário, às 15h, e seguiu em caminhada até a Praça Deodoro.

Confira todas as imagens no álbum de fotos clicando aqui.

A professora Sandra Lira, vice-presidenta da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), representou a entidade na ocasião e frisou as pautas do 8 de março.

Vice-presidenta da Adufal, Sandra Lira.

“O 8 de Março é um dia de luta, é um dia de mobilização das mulheres. Nós apresentamos nossas pautas de políticas públicas que estamos cobrando do estado brasileiro e internacionalmente. Temos pautas de proteção da vida das mulheres, de combate à violência, de geração de emprego e de renda, de acesso à terra, de acesso à água, de acesso às políticas públicas para garantir a autonomia econômica das mulheres, para garantir a segurança e para garantir que o estado seja laico e trate as mulheres como cidadãs portadoras de direitos e com Total igualdade”, relatou a vice-presidenta da Adufal.

A Frente Feminista de Alagoas e o Levante Feminista de Alagoas construíram uma carta com uma pauta de reivindicações sobre políticas públicas e a entregaram para autoridades de diversos órgãos e poderes públicos, dentre eles o Governo de Alagoas, Prefeitura de Maceió, Assembleia Legislativa de Alagoas e Tribunal de Justiça de Alagoas. A Adufal é uma signatárias do documento, junto com outras entidades. Confira a carta na íntegra no anexo desta matéria. 

Com faixas e cartazes, as mulheres pediam o fim do feminicídio e da violência contra as meninas e mulheres, citando inclusive a Lei da Tortura Psicológica, aprovada Câmara dos Vereadores de Maceió, que expõe meninas e mulheres que foram engravidadas à força, vítimas de violência e estupro, à uma situação absurda e imoral de tortura psicológica.

Diversas entidades sindicais e movimentos sociais estiverem presentes, dentre elas o Sinteal, CUT-AL, Marcha das Margaridas, Sindprev-AL, Fetag Alagoas, MST Alagoas, entre outros.

Fonte: Ascom Adufal

Anexos

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail