10/03/2023
Atualizada: 15/03/2023 13:36:45


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) informa a nova data para a Assembleia Geral On-line que vai dialogar sobre a Campanha Salarial 2023. A reunião está marcada para a próxima quarta-feira, 15 de março, das 14h às 16h, através do aplicativo Zoom Meeting.

O link de acesso à reunião será enviado para todos os e-mails dos/as associados/as da Adufal até terça-feira (14).

As pautas da reunião são: informes, relatos sobre o 41º Congresso do Andes-SN, a Campanha Salarial 2023 e a Campanha pela Revogação do Novo Ensino Médio.

A primeira convocação da assembleia ocorre às 14h e precisa contar com a presença de 10% do número de associados/as. Caso contrário, será necessário aguardar 30 minutos para que a reunião inicie em segunda convocação, ou seja, às 14h30, com a presença mínima de 5% do número dos sócios, conforme versa o artigo 16 do Regimento da Adufal.

Campanha Salarial 2023

A Adufal reforça a importância da participação da base docente na assembleia, considerando que uma das pautas refere-se à Campanha Salarial 2023. O objetivo da discussão é deliberar a posição da categoria quanto à proposta de reajuste do governo federal.

Na primeira rodada de negociação, o governo apresentou uma proposta de reajuste salarial de 7,8% sobre a atual remuneração, a partir de 1º de março deste ano.

Dias depois, em 24 de fevereiro, o Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) enviou ao governo, após aprovação das entidades representativas dos servidores públicos federais, uma contraproposta para a recomposição salarial de 13,5%.

As entidades esperavam que uma nova proposta de reajuste fosse apresentada pelo governo ainda durante a segunda reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), que ocorreu no dia 28 de fevereiro. 

No entanto, apesar do secretário de Gestão de Pessoas e de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Sérgio Mendonça, não apresentar uma contraproposta, ele prometeu anunciar uma réplica à sugestão enviada pelo Fonacate até o dia 3 de março. No entanto, o governo acabou adiando a divulgação da nova proposta e remarcando a terceira rodada de negociação para esta sexta-feira, 10 de março.

Agora, a expectativa para a assembleia geral da Adufal, agendada para a próxima quarta-feira (15), é que seja possível dialogar sobre a nova proposta de reajuste salarial e ainda apresentar os desdobramentos da terceira reunião da MNNP. 

Orientações gerais

A entidade pede que os/as docentes mantenham seu microfone desativado ao acessar a reunião online para que não haja interferências nas falas de outras pessoas.

O/a associado/a deve utilizar seu próprio nome, sem apelidos ou abreviações, ao se registrar no aplicativo.

Se durante a assembleia houver encaminhamento para qualquer tipo de votação, o processo ocorrerá de forma remota, a ser orientado pela mesa diretora.

Cada docente terá direito a três minutos de fala e as inscrições devem ser realizadas pelo chat, conforme indicação da Diretoria. Cada professor/a pode se reinscrever até três vezes, para cada ponto de pauta. O tempo será cronometrado pela secretaria da Adufal.

Fonte: Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail