28/03/2023
Atualizada: 28/03/2023 17:21:58


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) vem a público externar o mais profundo pesar diante da tragédia ocorrida na segunda-feira (27), na Escola Estadual Thomazia Montoro, em São Paulo (SP). A entidade se solidariza com todos e todas os/as professores/as, servidores/as, estudantes e famílias que sofreram com o atentado.

Na manhã desta segunda-feira, dia 27 de março, a unidade escolar sofreu um ataque que resultou na morte da professora Elisabete Tenreiro, de 71 anos. Ela, outras três professoras e um estudante foram esfaqueados por um aluno da própria escola, de 13 anos, matriculado em uma turma de 8º ano do ensino fundamental.

A Adufal acredita que a escola é um espaço de resistência, de esperança e de defesa da vida. A tragédia ocorrida nesta segunda-feira (27) não foi um fato isolado, mas uma consequência da ascensão do discurso de ódio na sociedade e que se reflete dentro das escolas.

Cada vez mais, o ambiente escolar tem sido alvo dos grupos nazifascistas no Brasil, que cresceram exponencialmente a partir do governo de Jair Bolsonaro. É grave a atuação impune de sites de ódio na internet, que aliciam adolescentes e os incitam a praticar crimes e massacres misóginos, racistas e LGBTfóbicos.

Há, ainda, a propaganda indiscriminada de armas promovida pela indústria armamentista e sua liberação pelo governo anterior, o que tem estimulado uma cultura de extrema violência e intolerância na sociedade.

É fundamental exigir que o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) assumam com veemência o combate aos grupos nazifascistas, especialmente o aliciamento de adolescentes.

É também imprescindível o debate e a construção de políticas públicas efetivas que possam combater o racismo, a violência contra as mulheres e LGBTQIA+, o bullying, e as várias formas de perseguição que afetam a saúde mental, principalmente de adolescentes.

A Adufal repudia todo e qualquer tipo de violência, seja física ou moral, dentro ou fora do ambiente escolar, e reforça o sentimento de solidariedade a todos/as afetados/as pela tragédia, em especial aos amigos e familiares da professora Elisabete Tenreiro, uma educadora dedicada que lutou até o último instante de sua vida por valores humanistas.

Fonte: Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail