11/05/2023
Atualizada: 12/05/2023 09:14:41

Fotos: Ascom Adufal

Aconteceu nesta quarta e quinta-feira, 10 e 11 de maio, o processo eleitoral que irá eleger a nova Diretoria do Andes – Sindicato Nacional para o biênio 2023-2025. A apuração dos votos nas seções sindicais ocorre já nesta sexta-feira (12), e o resultado oficial será promulgado pela Comissão Eleitoral Central (CEC) na terça-feira, 16 de maio.

Em Alagoas, os/as docentes associados/as puderam votar em todas as unidades acadêmicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além da sede da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), em Maceió.

Três chapas concorreram ao pleito deste ano, sendo elas: a Chapa 1 “ANDES pela base: ousadia para sonhar, coragem para lutar”; Chapa 2 “ANDES-SN Classista e de Luta” e Chapa 3 “RENOVA ANDES”.

De acordo com o Andes-SN, esta foi a segunda vez, nos 42 anos da entidade, que três chapas disputam as eleições pela direção do Sindicato Nacional. A primeira foi em 1996.

Para o presidente da Adufal, professor Jailton Lira, o exercício do voto é um importante instrumento democrático, “pois ele garante que a categoria docente escolha a diretoria que melhor representa os interesses da base e que vai lutar para defender os direitos e as pautas da classe trabalhadora.”

Professores e professoras se dirigiram à sede da Adufal para realizar o voto.

Sobre a apuração dos votos

A apuração dos votos das seções eleitorais da Adufal inicia nesta sexta-feira, 12 de maio, a partir de 9h, conforme indicado pela Comissão Eleitoral Local (CEL), e será concluída até o final do mesmo dia.

A CEC começa a computar os votos informados pelas Comissões Eleitorais Locais às 15h do dia 14 de maio. O processo segue sem interrupção até a finalização dos resultados parciais.

Segundo o calendário divulgado pelo Andes-SN, fiscais das chapas, candidatos e candidatas podem apresentar recursos até o dia 14 de maio, às 9h. 

O resultado oficial das eleições será promulgado pela Comissão Eleitoral Central na próxima terça-feira, 16 de maio. Os recursos sobre o resultado final podem ser feitos até 24h após a divulgação. Já a posse da Diretoria eleita está marcada para ocorrer durante a Plenária de Abertura do 66º CONAD, no dia 14 de julho.

Fonte: Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail