30/06/2023
Atualizada: 22/12/2023 16:11:45
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) alerta aos/as associados/as sobre mais uma nova tentativa de golpe envolvendo o pagamento de precatório referente à ação judicial dos 47,94%.
A fraude tem ocorrido através do contato com associados/as por meio de mensagens enviadas pelo aplicativo WhatsApp, nas quais os golpistas - se utilizando do nome da Assessoria Jurídica da Adufal e passando-se por advogados ligados ao processo - informam a falsa existência de valores a serem liberados em nome do interessado/a, pedindo que entre em contato com o escritório de assessoria jurídica do Sindicato dos Trabalhadores/as da Ufal (Sintufal).
No entanto, a Diretoria da Adufal alerta que nenhuma das informações repassadas é verdadeira, pois não existe nenhum valor a ser pago referente à ação dos 47,94%.
A mensagem inclui ainda o CPF do interessado/a, o número do processo e nomes de advogados no intuito de validar e trazer alguma credibilidade à informação. No entanto, a Adufal reafirma que esta não é a conduta correta para entrar em contato com os/as associados/as se de fato houvesse algum valor de precatório a ser pago. Além disso, a entidade reforça que não solicita nenhum tipo de pagamento (seja deposito, pix, transferência etc) por whatsapp, email ou telefone.
Sendo assim, a Adufal orienta que assuntos relacionados à ação judicial dos 47,94% devem ser tratados diretamente e exclusivamente na Adufal, ressaltando ainda que as informações sobre as ações jurídicas sempre são disponibilizadas no site oficial e nas redes sociais da entidade. A Adufal também frisa que os/as associados/as não devem passar informações pessoais ou realizar qualquer tipo de pagamento para quaisquer pessoas desconhecidas.
Confira abaixo um exemplo de como os golpistas estão entrando em contato com os servidores.