12/07/2023
Atualizada: 12/07/2023 17:47:24

Imagens: Ascom/Adufpb

O presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), Jailton Lira, participou do seminário “Brasil, Universidade e Movimento Docente”, promovido pela Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (ADUFPB) e realizado nesta quarta-feira (12) em João Pessoa (PB).

O evento contou com palestrantes docentes da UFPB além de outros convidados de outras universidades brasileiras e entidades sindicais.

O professor do Centro de Educação (Cedu) da Ufal e doutor em educação, Jailton Lira, compôs a segunda mesa-redonda com o tema “Universidade e Movimento Docente Hoje” junto com o presidente da ADUFPB, Cristiano Bonneau, a vice-presidente do sindicato, Lenilma Bento, a diretora da Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (ADUFERPE), Erika Suruagy e mediação do secretário-geral da ADUFPB, Fernando Cunha.

No painel, foram discutidas questões mais relevantes e atuais relacionadas ao movimento docente e sua relação com as universidades federais. Em sua fala, o presidente da Adufal reforçou a importância de que os sindicatos conscientizem suas categorias pela reivindicação de lutas clássicas.

Segunda mesa-redonda do Seminário “Brasil, Universidade e Movimento Docente”.

“Cabe aos sindicatos, primeiro, impedir ou minimizar a exploração do capital sob o trabalho, pois isso é a condição clássica de qualquer sindicato no mundo, mas nós temos também o papel de organização política e social. É o sindicato quem deveria ter o papel de também estabelecer com a sua categoria profissional um processo de conscientização para que aquelas reivindicações clássicas abandonem a pauta mais imediata e migrem em direção a um horizonte mais amplo”, disse Jailton Lira.

"O sindicato acaba tendo o papel de conscientização justamente por que nós temos a necessidade de ter uma categoria que se organize e busque pautas comuns, que saia do imediatismo, e saia especialmente daquele perfil individualista, que é o que acontece muitas vezes com a categoria de docentes do ensino superior" – Jailton Lira, Presidente da Adufal.

Já a primeira mesa-redonda do seminário teve como tema “O Brasil sob o governo Lula”, ocasião em que os palestrantes falaram sobre os desafios e perspectivas para o ensino superior nesse novo contexto político. 

Primeira mesa-redonda do seminário.

Confira mais imagens do evento logo abaixo.

Fonte: Karina Dantas/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail