17/07/2023
Atualizada: 17/07/2023 12:38:42


A delegação da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) participou, na última semana, do 66º Conad do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) que, neste ano, teve como tema “66º Conad do Andes-SN: Na reorganização da classe com inspiração nas lutas e culturas populares”. O evento aconteceu em Campina Grande, entre os dias 14 e 16 de julho.

Seguindo as instruções do Sindicato Nacional, a Adufal teve direito a 10 observadores. Compuseram o grupo: professor Jailton Lira, presidente da Adufal; Rosangela Reis (aposentada); Terezinha Ataíde (Fanut); Marta Moura (aposentada); Irailde Correia (Cedu); Flávio Melo (Cedu); Luciano Barbosa (CTEC); Ailton Galvão (Ceca); Celi Taffarel (Arapiraca); e Jarbas Ribeiro (Arapiraca).

Para o presidente da Adufal, Jailton Lira, a representação da Adufal no Conad ajudou no aprofundamento dos temas relacionados à carreira docente, a campanha salarial e, principalmente, ao plano de lutas para o próximo período.

"Considero que todos os participantes cumpriram o papel de representação da base docente com compromisso e a seriedade necessários a atual quadra histórica nacional", afirmou o professor.

De acordo com o Andes-SN, o evento deliberativo reuniu mais de 300 docentes de todo o país e teve o objetivo de atualizar o plano de lutas aprovado no 41º Congresso, além de apreciar a prestação de contas das despesas do último período do sindicato.

A abertura do 66º Conad foi marcada pela posse da nova diretoria do Andes-SN, eleita em maio deste ano, para o biênio 2023/2025. Gustavo Seferian, Francieli Rebelatto e Jennifer Webb assumiram, respectivamente, os cargos de presidente, secretária-geral e 1ª tesoureira para a nova gestão.

Lutas e deliberações

Nos dias que se seguiram do evento, entre debates, reivindicações e deliberações que atualizaram os planos de lutas e aprovaram as contas do ANDES-SN, os/as docentes discutiram também o plano de lutas gerais do Sindicato Nacional.

 O aumento dos episódios de violências em instituições, a ofensiva de ataques da extrema-direita contra a liberdade de ensinar e aprender e as tentativas de criminalizar o trabalho de professores e professoras no país foram considerados na aprovação de um plano de luta que aprovou:

  • a retomada da Frente Escola Sem Mordaça;
  • a busca por rearticular a Conedepe para iniciar a construção do IV Encontro Nacional de Educação (IV-ENE);
  • e realizar uma campanha de valorização do(a) trabalhador(a) da educação.

Como parte do plano geral de lutas, também se aprovou a intensificação da luta pelo reenquadramento de docentes aposentados e aposentadas, com paridade e integralidade remuneratória entre servidores na ativa e aposentados.

Setor das Federais

O fim da lista tríplice, do arcabouço fiscal e o fortalecimento da Campanha Salarial de 2024 foram alguns dos temas debatidos e deliberados na atualização do Setor das Ifes do ANDES-SN.

As delegadas e os delegados aprovaram a intensificação da luta pelo fim da lista tríplice, orientada pelo princípio da gestão democrática do Caderno 2 do ANDES-SN, ampliando a articulação política para aprovação do projeto de lei que indica que os processos eleitorais das universidades, institutos e cefets se iniciem e encerrem nas instituições. Outras deliberações também foram aprovadas em relação à lista tríplice, à luta contra o Arcabouço Fiscal e pela Auditoria Cidadã da Dívida.

A luta contra o Arcabouço Fiscal, que tramita como Projeto de Lei Complementar (PLP) 93/23, foi destacada. A Plenária aprovou que o ANDES-SN e suas seções sindicais, em conjunto com organizações da classe trabalhadora e movimentos sociais, promovam debates, rodas de conversa e ações de mobilização contra essa medida que também se configura como ajuste fiscal.

Em relação à Campanha Salarial de 2024, foi definido intensificar a construção da campanha em conjunto com as demais categorias do funcionalismo público e garantir a recomposição salarial de todas as perdas históricas de servidoras e servidores públicos, no âmbito do Fonasefe e Fonacate.

67º Conad

A cidade de Belo Horizonte (MG) foi escolhida, por aclamação, como sede do 67º Conad, que acontecerá em 2024. A capital mineira foi escolhida durante a última plenária deliberativa do 66º Conad, que abordou as questões organizativas e financeiras do ANDES-SN, na noite deste domingo (16).

 

Fonte: Ascom Adufal com informações do Andes-SN

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail