05/09/2023
Atualizada: 05/09/2023 16:08:36

Imagem: Ascom MST

Por mais um ano o MST volta a ocupar a Praça da Faculdade, em Maceió, para a realização da nova edição da Feira da Reforma Agrária que acontece do dia 6 a 9 de setembro, na capital alagoana. Em sua 22ª edição, a Feira deve comercializar cerca de 500 toneladas de alimentos vindo dos diversos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária de Alagoas.

“Nossa Feira é o grande encontro do campo com a cidade”, refletiu José Neto, da direção nacional do MST. “É uma grande alegria poder voltar a ocupar Maceió com os frutos da luta pela terra e apresentar para a sociedade o real sentido da organização dos trabalhadores Sem Terra: produzir alimentos saudáveis para chegar na mesa do povo brasileiro”.

De acordo com a coordenação da Feira, o evento deve reunir mais de 150 camponeses e camponesas de todas as regiões de Alagoas durante todos os dias de atividade que, pela primeira vez, está inserida no calendário oficial do estado de Alagoas, após 21 anos de sua realização.

Foto de Gustavo Marinho/Ascom MST

A Feira da Reforma Agrária apresenta ainda para a população de Maceió a possibilidade de consumir uma variedade de produtos direto do campo e comercializado por um preço justo, abaixo do mercado convencional. Isso se materializa pela oportunidade da compra direto das mãos de quem produziu no campo, eliminando a figura do atravessador e garantindo que a produção seja entregue para quem vive na cidade com preço abaixo dos encontrados nos mercados locais.

Festival do MST

O "Festival do MST: por Terra, Arte e Pão!" receberá Chico César na próxima quarta-feira (06). O show gratuito do renomado cantor e compositor paraibano vai ocupar o Palco da Praça Central na Praça da Faculdade, em Maceió (AL), durante a 22ª Feira da Reforma Agrária organizada pelo MST.

Chico participa da noite que abre a programação do Festival em Alagoas como parte da turnê do seu novo álbum "Vestido de Amor”. Além do cantor, o festival contará com outras diversas atrações musicais e programações culturais. Mais informações na página do integram @mstalagoas.

Grito dos Excluídos

O Grito dos Excluídos e das Excluídas vai às ruas em 25 estados brasileiros neste feriado de 7 de setembro. São dezenas atos previstos, com o tema “Você tem fome e sede de quê?”, que propõe reflexões e ações em busca de alternativas para a dificuldade de acesso aos alimentos e à água.

Em Alagoas, haverá ato público com concentração às 9h da quinta-feira (7), na Praça Sinumbú, no Centro de Maceió.

A primeira edição do Grito foi às ruas em 1995. A proposta surgiu a partir de atividades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com inspiração no tema da Campanha da Fraternidade daquele ano: “Fraternidade e Excluídos”, e o lema “Eras tu, Senhor?”.

As manifestações acontecem anualmente organizadas por movimentos populares e organizações sociais, como o MST, sempre no dia 7 setembro, como contraponto ao Grito da Independência, que foi proclamado por um representante da família real portuguesa. A ideia é levar para as ruas e praças os gritos silenciados que vêm dos campos, porões e periferias da sociedade.

Fonte: Informações de Ascom MST

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail