27/09/2023
Atualizada: 27/09/2023 15:16:28

Cards: Aleck Lima/Ascom Adufal

Para defender os serviços públicos e reivindicar o reajuste da recomposição salarial de 2024, atos públicos serão realizados em todo o Brasil na próxima terça-feira, 3 de outubro, Dia Nacional de Luta pela Soberania Nacional e Defesa dos Serviços Públicos. Em Maceió, a manifestação acontece em frente ao antigo Produban, no bairro do Centro, às 15h.

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) estará presente na manifestação em Maceió e convoca todas e todos que compõem a base docente a participarem para reforçar a luta em defesa dos serviços públicos e, especialmente, pela recomposição salarial para 2024.

Carta aberta à população

Como parte da mobilização da Campanha Salarial 2024, diversas entidades que representam os servidores/as públicos/as federais em Alagoas produziram uma “Carta aberta em defesa dos serviços públicos e pela valorização dos/as servidores/as”, construída com o propósito de conscientizar a população sobre a importância dos serviços públicos para os brasileiros e brasileiras.

No texto da Carta, as entidades também reforçam que é preciso se posicionar contra a reforma administrativa e defender os direitos dos servidores públicos federais, como a reposição salarial, pois eles são indispensáveis na defesa dos direitos da população e da democracia brasileira.

Confira a Carta na íntegra em anexo, ao final desta matéria.

Calendário unificado de lutas

A jornada de luta pela inclusão das servidoras e servidores federais na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024 e arquivamento da PEC32/2020 acontece entre os dias 2 e 7 de outubro. Confira abaixo a programação da semana divulgada pelo Fonasefe:

2/10 – Pressão aos parlamentares e às 17h a live sobre o impacto do arcabouço fiscal nas políticas sociais e na valorização dos serviços e servidores públicos.

3/10 – Dia Nacional de Luta pela Soberania Nacional e Defesa dos Serviços Públicos. Com atividades, atos públicos e paralisações.

4/10 – Vigília em frente ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) pela inclusão dos servidores no orçamento e negociação já! Além de mobilizações de pressão aos parlamentares.

5/10 – Continuidade das atividades do dia anterior e busca de realização de audiência pública contra a PEC 32/2020. 

7/10 – Plenária presencial dos servidores públicos federais em Brasília, em que será́ debatida a possibilidade de greve no setor.

 

Fonte: Ascom Adufal

Anexos

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail