09/03/2023
Atualizada: 10/03/2023 16:58:12

Card: Aleck Lima/Ascom Adufal

Quanto mais unida uma categoria é, mais forte ela se apresenta na luta por direitos trabalhistas. É com esse mote que a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) lança a campanha de sindicalização neste mês de março, com o objetivo de conscientizar os professores e professoras da Ufal sobre a importância de se filiar ao sindicato que os representa.

A Adufal possui uma história de luta de mais de 43 anos, sendo uma entidade referência no estado de Alagoas na área da educação. Desde a sua criação, a entidade se mantém firme na defesa do estado democrático de direito, da garantia dos direitos trabalhistas da categoria docente, contra a terceirização dos serviços públicos e por uma sociedade mais justa e menos desigual.

Durante esse mês de março, a diretoria da Adufal fará visitas em diversas Unidades Acadêmicas, no interior e na capital, para dialogar sobre o trabalho do sindicato e mobilizar a categoria quanto à Campanha Salarial.

O que um sindicato faz por você?

Um sindicato é uma organização que representa os interesses dos/as trabalhadores/as. É um instrumento de luta coletiva que se fortalece através da participação dos seus associados, que têm o direito de votar para escolher a direção, a pauta de reivindicações e as lutas que precisam ser feitas para conquistar melhores condições de trabalho, renda e benefícios.

Por que ser um/a professor/a associado/a?

Ao ser sindicalizado, o/a professor/a contribui diretamente para o fortalecimento da luta em defesa dos direitos trabalhistas da categoria, uma vez que a atuação do sindicato se dá pela união de sua base.

Além disso, como associado/a à Adufal, os/as docentes têm direito à carteirinha de sócio, instrumento que viabiliza o acesso a benefícios em diversos locais o qual a entidade possui parceria.

O sócio e sócia da entidade também contam com uma assessoria jurídica que presta plantão de atendimento semanalmente na sede da Adufal ou de forma on-line, mediante agendamento prévio. No plantão, cada associado/a é atendido/a de forma individual, tratando cada caso de forma exclusiva e tirando todas as dúvidas.

O setor jurídico também dispõe de um portfólio de ações jurídicas, que mostra as principais ações que o escritório promove através da Adufal. Desta forma, qualquer sindicalizado que se enquadre nestas ações pode entrar em contato com a entidade para dar encaminhamento no processo.

A entidade também possui uma lista de convênios e parcerias firmadas, que oferecem desconto especial aos sócios e sócias. As áreas são diversas e vão desde serviços especializados de saúde, a planos de saúde, restaurantes, academia, escola de idiomas entre outros. A lista completa de convênios está disponível aqui.

Como se filiar

Qualquer professor ou professora na Universidade Federal de Alagoas pode se filiar à Adufal, em um processo simples que pode ser realizado de forma presencial, na sede, ou on-line.

No caso da filiação on-line, o/a professor/a pode preencher a ficha de filiação clicando neste link.

Após receber a ficha preenchida, a secretaria envia para o/a novo/a sócio/a, por e-mail ou whatsapp, a mesma ficha em pdf, para que o/a docente coloque sua assinatura, seja de forma manual, imprimindo o documento, ou com a assinatura eletrônica oficial do SouGov.br. O/a professor/a também pode se dirigir à sede da Adufal para assinar presencialmente, junto à recepção.

Em seguida, é preciso autorizar o desconto sindical pelo site do Sougov. O passo a passo para realizar a autorização pode ser conferido neste link.

A sede da Adufal está localizada na Rua Dr. José de Albuquerque Porciúncula, nº 121, no bairro do Farol, em Maceió (AL), com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Fonte: Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail