24/11/2017
Atualizada: 24/11/2017 00:00:00

Ascom Adufal

Com o objetivo de ouvir a base e ter a legitimidade para entrar com a ação judicial contra a Medida Provisória (MP) 805/201, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) convocou uma Assembleia Permanente e garantiu a firme posição da categoria diante da MP. Os debates ocorreram em dois momentos, na quinta-feira (23), na Universidade e nesta sexta (24), na sede da Associação.

O debate se deu em torno dos riscos para os/as servidores/as públicos/as, com a aprovação desta medida, como a perda de progressões e promoções de carreira, a suspensão dos reajustes salarias dos servidores – mesmo já tendo sido aprovado por lei -, o aumento da contribuição previdenciária, entre outras perdas de direitos.

Diante disto, a Adufal entrará com ações judiciais para barrar esse pacote de maldades do governo Temer. Os encaminhamentos aprovados - por unanimidade - na Assembleia foram: o ajuizamento das ações coletivas, onde a Adufal exercerá a função de substituto processual de seus associados/as*. 

Ações aprovadas: ação para garantir a continuidades das progressões e promoções funcionais e o pagamento da RT (Retribuição por Titulação); ação para garantir os reajustes salariais, já definidos por lei; ação contra o aumento do percentual do PSS (Plano de Seguridade Social) de 11% para 14%; ação para assegurar o  direito dos/as professores/as sobre o auxílio transporte, visto que vários obstáculos estão colocados para os/as docentes do interior do estado; ação contra o aumento abusivo do GEA (Plano se seguridade compartilhado dos/as docentes). Além destas, foi prestado esclarecimento sobre ações individuais as quais a Adufal vem defendendo os/as professores e que pode ser solicitado por qualquer associado/a.

Além da autorização para a assessoria jurídica entrar com ações judiciais contra a MP, a assembleia também teve como pautas os informes, a prestação de contas da gestão (2015/2017) e a eleição de delegados/as para o 37º Congresso do Andes-SN.

Na oportunidade a diretoria apresentou a prestação de contas da gestão (2015 à 2017). Além disso, foi constituído uma comissão para analisar as contas e elaborar um parecer sobre as contas da gestão. 

37º Congresso do Andes-SN

Com relação aos delegados de Alagoas para o Congresso, os nomes escolhidos na assembleia foram: Ailton Prates, Ailton Galvão, Adriana Lourenço, Carolina Nozella, Irailde Correia, Joelma Albuquerque, Socorro Dantas e Maria Aparecida. Suplentes: Carlos Müller, Altair Marques, Andreá Pachedo e Júlio Bispo. O congresso acontecerá entre os dias 22 e 27 de janeiro, em Salvador-BA. O tema do encontro será “Em defesa da educação pública e dos direitos da classe trabalhadora. 100 anos da reforma universitária de Córdoba”. 

Ocupa Brasília 

Com relação ao ato ‘Ocupa Brasília’, que acontecerá no dia 28 de novembro, a Adufal irá se articular com outras entidades sindicais para garantir uma delegação de Alagoas, com representação dos/as professores/as.  

 

*OBSERVE-SE QUE A ADUFAL SÓ PODE ATUAR EM DEFESA DOS/AS ASSOCIADOS/AS QUE SE FILIAREM ANTES DA ENTRADA NAS AÇÕES.  PORTANTO, CONVOCAMOS TODOS OS DOCENTES DA UFAL, PARA COMPOR A SUA ENTIDADE REPRESENTATIVA. FILIE-SE! 

Fonte: Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail